casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Amaciadores de Água: Sal vs. Não Sal

Descrever um fluido como a água como "duro" pode parecer contra-intuitivo, mas o adjetivo simplesmente se refere à concentração de minerais presentes na água comum da torneira. Estes minerais - principalmente cálcio e magnésio - criam uma série de problemas para os seres humanos e seus aparelhos, mas a água amolecida tem suas próprias limitações. Enquanto a maioria dos amaciantes de água usa sal, existem alguns tipos de sistemas que prometem “condicionar” a água para mitigar os efeitos nocivos da água dura sem realmente remover os minerais.

A água é um recurso universal. solvente. À medida que o lençol freático passa pelas rochas, ele capta quantidades mínimas de minerais que se ligam a moléculas de sabão em sua casa, interferindo em praticamente todas as tarefas de limpeza, incluindo roupas e louças. A água dura deposita manchas nos pratos e pode deixar as roupas sujas como a sujeira e o sabão formarem uma coalhada com os minerais e afundar nas fibras da roupa.

Suavização do sal

Amaciadores de sal trabalham com o conceito de troca iônica . Os íons de cálcio e magnésio em água dura são carregados positivamente. Assim também são os íons de sódio produzidos no tanque de salmoura do amaciante. Tanto o tanque de salmoura como a unidade de troca iônica são geralmente instalados ao ar livre ou em uma garagem, semelhante a um aquecedor de água. O magnésio e o cálcio entram na unidade de troca iônica e aderem a esferas negativamente carregadas, onde substituem a carga mais fraca do sódio. Água macia entra na casa com uma concentração de íons de sódio em vez de magnésio e cálcio.

Métodos Alternativos

Unidades que usam meios como carvão ativado, ou meios eletrostáticos para "condicionar" a água, são as mais comuns alternativas aos amaciadores de troca iônica que usam sal. Existe uma grande disparidade na eficácia desses produtos, portanto, os compradores devem perguntar sobre as certificações que cada unidade recebeu antes de se comprometer com um sistema de tratamento caro. Esses métodos de "condicionamento" podem oferecer benefícios à saúde em relação aos sistemas de sal, como a Organização Mundial da Saúde alertou que a ingestão de água desmineralizada pode afetar negativamente a capacidade do organismo de metabolizar os minerais em geral. Há também possíveis impactos na membrana mucosa do tubo digestivo, mas os resultados do estudo foram inconclusivos, de acordo com a OMS.

Os amaciantes de sal removem até 80% dos minerais causadores de escamas. Unidades magnéticas consistentemente não alcançam o limite de 80 por cento, mas alguns tipos têm um desempenho melhor do que outros. No entanto, pessoas com dietas muito baixas em sódio, como aquelas com doenças cardíacas, podem considerar um sistema de condicionamento magnético em vez de um amaciante de sal. A água macia de um sistema de sal contém até 400 mg /L de sódio, dependendo do conteúdo mineral original da fonte de água, de acordo com a Universidade de Washington em St. Louis Medical Center.

Considerações

minerais em água dura são, na verdade, importantes micronutrientes, e há evidências conflitantes sobre o efeito da remoção de minerais na saúde humana. Por essa razão, muitos sistemas incluem um desvio para a pia da cozinha, de modo que o consumo de água potável e de cozimento permaneça fortalecido com esses minerais. Como os condicionadores sem sal não removem os minerais - eles apenas atenuam os efeitos negativos do acúmulo de incrustações - nenhum desvio é necessário.