casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos Colaterais das Injeções de Lupron no Câncer de Próstata

Lupron é uma terapia hormonal injetável usada para tratar o câncer de próstata. Quando a droga é administrada regularmente, ela age com a glândula pituitária para interromper a produção do hormônio luteinizante que estimula os testículos a continuar a liberar testosterona. Ele reduz drasticamente os níveis de testosterona nos homens aos níveis de castração. Enquanto a falta de testosterona pode ter um efeito positivo em parar o câncer de próstata, injeções Lupron pode ter alguns efeitos colaterais desagradáveis. Sintomas iniciais

Após a injeção de Lupron, os pacientes muitas vezes experimentam vermelhidão, inchaço, queimação ou comichão no local da injeção. Isso não deve durar mais do que alguns dias. Como Lupron funciona alterando os níveis hormonais no corpo, pode produzir uma série de sintomas imediatos. O mais comum deles é as ondas de calor, semelhantes às experimentadas pelas mulheres na menopausa. Dor óssea e dificuldade em urinar também são frequentemente observadas no início do tratamento com Lupron. Dor na mama e inchaço também é possível.

Efeitos colaterais sexuais Como o Lupron é uma terapia hormonal que diminui a testosterona, pode ter um efeito dramático sobre a sexualidade de um homem. Os testículos podem diminuir de tamanho. Muitos homens também experimentam uma diminuição da libido ou falta de desejo sexual. Sem os níveis adequados de testosterona dentro do corpo, a impotência é um possível efeito colateral do tratamento Lupron. Outros efeitos colaterais de injeções de Lupron que não são tão comuns incluem sintomas gastrointestinais como constipação, náuseas ou vômitos. Dores de cabeça e insônia também foram relatados. Freqüência urinária e infecções, bem como inchaço das mãos e pés são possíveis, mas não são comuns. Em alguns pacientes, mudanças no humor e até mesmo na depressão acompanharam as injeções de Lupron. Estes sintomas devem ser relatados a um médico.

Reações que ameaçam a vida

Embora raros, certas reações com risco de vida foram experimentadas durante a terapia Lupron para câncer de próstata. Eles incluem mudanças na pressão arterial e nos ritmos cardíacos. Insuficiência cardíaca congestiva e coágulos sanguíneos foram relatados por um pequeno número de pacientes Lupron e podem ou não estar diretamente ligados ao medicamento. Reações alérgicas também são possíveis com qualquer medicação. Qualquer pessoa que esteja tomando Lupron e sofrendo reações graves deve procurar ajuda médica imediata.

Prevenção

É possível aliviar alguns dos efeitos colaterais das injeções de Lupron no câncer de próstata. Certifique-se de que o médico prescritor esteja ciente de qualquer outro medicamento (vendido sem prescrição médica ou prescrição). Os produtos de aspirina podem aumentar o risco de efeitos colaterais. Também é uma boa ideia evitar a exposição ao sol e usar protetor solar ao tomar Lupron. Evitar álcool e comer corretamente pode ajudar com alguns dos efeitos colaterais, como pode obter descanso adequado.

Considerações Não todos em injeções de Lupron para câncer de próstata terão efeitos colaterais. Muitos dos sintomas produzidos pela droga diminuem com o tempo e podem desaparecer completamente quando a terapia é interrompida. Também é possível ajustar a dose e a frequência das injeções para ajudar a aliviar os problemas. Lupron provou ser eficaz no tratamento do câncer. Os benefícios e riscos das injeções de Lupron devem ser pesados ​​pelo médico e pelo paciente.