casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Uma entorse de pé e tornozelo

Uma entorse ocorre quando há dano a um ligamento. Isso difere de uma cepa, que é uma lesão de um músculo ou tendão. Os ligamentos são tecidos que conectam o osso ao osso e suportam o movimento estabilizando a articulação. O principal trabalho dos ligamentos é apertar para evitar que uma articulação se hiperestresse ou se mova em uma direção que poderia causar lesões. Vários ligamentos são encontrados no pé e no tornozelo, que podem se tornar entorse. Para administrar essa lesão, é importante entender as causas comuns das entorses e quais medidas podem ser tomadas para preveni-las e tratá-las.

Uma entorse é diagnosticada quando um ligamento é esticado além de sua capacidade e /ou desenvolve uma ruptura parcial ou completa. Entorses podem acontecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns na articulação do tornozelo, afirma MayoClinic.com. Entorses são classificados em três tipos. Um nível um é uma pequena lesão durante a qual o ligamento é puxado ou esticado demais. Um nível dois ou entorse moderado ocorre quando algumas das fibras do ligamento se rasgaram. Uma entorse de grau três é grave e é diagnosticada quando há uma ruptura completa do ligamento.

Causas

Um entorse de pé ou tornozelo ocorre quando o pé ou tornozelo se contorce, rola para dentro ou para fora ou é forçado a entrar uma posição anormal. A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos afirma que isso pode acontecer enquanto caminhamos em uma superfície irregular, de pousar incorretamente enquanto participamos de esportes de alto impacto, depois de uma queda ou pode ser o resultado de um golpe no pé ou no tornozelo. Se existirem arcos altos ou pés chatos ou houver uma tendência a pronunciar (rolar para fora) ou supinar (rolar para dentro), o risco de desenvolver uma entorse no tornozelo ou pé aumenta.

Sintomas

Os sintomas experimentado com uma entorse do pé e tornozelo depende da gravidade da entorse. Como uma entorse secundária não tratada pode se tornar mais grave, é importante procurar tratamento no primeiro sinal dos sintomas. O site do Family Doctor recomenda estar atento a dores nos pés ou tornozelos. A área pode ficar sensível ao toque, rígida ou apresentar sinais de inchaço. No início, esses sintomas podem ocorrer apenas durante a atividade, mas, se não forem tratados, podem eventualmente estar presentes mesmo em repouso. Entorses mais graves causam descoloração da pele ou hematomas, e o pé ou tornozelo pode ficar frio e ficar dormente. Com entorses graves, pode não ser possível suportar o peso no pé e no tornozelo afetados, e a dor é geralmente significativa.

As entorses graves podem exigir cirurgia para reparar ou reconectar o ligamento. Entorses menores geralmente se curam sozinhas em uma ou duas semanas, se as medidas apropriadas forem tomadas, afirma o site da Aetna InteliHealth. Isso inclui descansar a área e evitar atividades que pioram os sintomas até que a dor desapareça. Usar gelo e elevar o pé e o tornozelo ajudará a controlar qualquer inchaço e inflamação. Será importante retornar às atividades lentamente e descontinuar ou recuar as atividades que causam sintomas. Entorses moderadas também podem exigir medicação anti-inflamatória ou de dor ou injeções de esteróides, se a medicação oral não for suficiente. Em alguns casos, envolver a área, usar um molde ou usar muletas pode ser necessário. Entorses moderadas e graves podem levar meses para cicatrizar, então a melhor aposta é iniciar o tratamento precocemente para evitar complicações quando possível.

Prevenção /Solução

Depois de uma entorse de tornozelo ou pé curar, é importante dar passos para evitar que esta lesão ocorra novamente. Se os pés chatos, arcos altos ou uma tendência a pronilar ou supinar existe, falar com um podólogo pode ajudar. Um podólogo pode avaliar padrões de movimento, bem como a estrutura do pé. Se necessário, inserções ou ortodontia podem ser prescritos para ajudar a promover um melhor alinhamento. Além disso, a Sociedade Americana de Pé e Tornozelo Ortopédicos recomenda fazer exercícios para ajudar a fortalecer e esticar o pé e o tornozelo e melhorar o equilíbrio. Músculos mais fortes e flexíveis terão menor probabilidade de puxar os ligamentos. Melhorar o equilíbrio reduzirá o risco de cair e torcer o tornozelo ou o pé.

, , ] ]