casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Testes e Diagnóstico para o Frio e a Gripe

A maioria dos casos de gripes e resfriados é diagnosticada clinicamente, o que significa tomar notas sobre a história do paciente e um exame físico completo é tudo o que é necessário. No entanto, se um paciente está muito doente ou os sintomas não são clássicos, testes adicionais (como um exame de sangue feito no laboratório) podem ser necessários. De modo geral, os médicos estão tentando garantir que não haja uma doença subjacente secundária mais grave.

Diagnóstico Clínico

O exame físico é realizado principalmente para descartar outras coisas. Os sinais vitais devem ser avaliados para ritmo cardíaco acelerado ou pressão arterial baixa ou uma temperatura elevada (e nos idosos, por vezes uma temperatura baixa). A taxa de respiração e o padrão também devem ser avaliados. Os olhos, ouvidos, boca, garganta e amígdalas são examinados. O exame para um paciente com resfriado pode ser completamente normal, ou pode haver corrimento nasal ou garganta vermelha. As orelhas podem estar normais ou parecer cheias de fluido na tuba auditiva. O interior do nariz pode ter um padrão característico de alergia se alguém tiver alergias nasais. Os seios podem estar normais ou sensíveis ao toque. O exame do pescoço pode revelar inchaço dos gânglios linfáticos, mas pessoas com alergias e infecções bacterianas ou virais também podem ter inchaço dos gânglios linfáticos no pescoço. O médico também pode verificar os pulmões ouvindo a respiração do paciente.

As crianças podem ter vários resfriados em uma fila, por isso é importante distinguir se a criança está tendo um resfriado logo após o outro, ou se é o mesmo frio que continua piorando.

Descartar outras doenças

O exame clínico também ajudará a descartar outros diagnósticos. O médico procurará evidências de outras infecções, como infecção das orelhas, seios da face, garganta, amígdalas (amigdalite), garganta (faringite), brônquios (bronquite) e pulmões (pneumonia), bem como coqueluche (tosse convulsa). . Para aqueles com gripe, às vezes um teste de laboratório é necessário para descartar outras doenças.

Testes

Os exames de sangue geralmente não ajudam no resfriado ou na gripe, mas às vezes o médico pode ordenar que eles ajudem a governar. outras doenças, dependendo do paciente.

A gripe pode ser testada verificando o antígeno da gripe. O teste pode ser realizado através de lavagem nasal ou swab da garganta. Este teste não demora muito, e obter os resultados pode ser tão rápido quanto 30 minutos. Quando o teste é positivo, geralmente está correto, mas se o teste for negativo, nem sempre está correto. Isso significa que os médicos não devem apenas confiar no teste, mas também examinar o paciente em busca de sintomas. Uma cultura viral é então enviada para backup, mas isso leva vários dias enquanto o laboratório tenta ver se há um vírus em crescimento. Se o teste é negativo, mas o paciente está bastante doente e o médico ainda suspeita que o paciente está gripado, o médico pode começar a medicação antiviral neste momento.

Se um paciente tiver linfonodos aumentados, um garganta vermelha, amígdalas inchadas, febre e tosse seca, eles devem ser testados para a infecção da garganta. Se um paciente tiver febre, tosse, falta de ar e chiado no exame de pulmão, o médico pode pedir uma radiografia de tórax para avaliar pneumonia.