casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

A natação reduz os espasmos nas costas?

Espasmos nas costas ocorrem quando uma contração anormalmente esticada em um músculo das costas não relaxa com o tempo. Espasmos podem resultar de esforço excessivo ou podem ser sintomáticos de outra lesão ou condição subjacente. A natação é recomendada para pacientes que sofrem de dor nas costas, mas também pode levar ao espasmo em alguns casos. Converse com seu médico antes de participar de uma nova natação ou outro programa de exercícios.

Causas de espasmo

Os pacientes geralmente sentem um aperto súbito e dor aguda localizada em uma área das costas enquanto torce, empurra ou puxa . Aqueles com uma pelve inclinada para a frente, isquiotibiais apertados ou músculos do núcleo fraco correm o risco de espasmo durante o esforço, de acordo com Cedars-Sinai. Se o espasmo não estiver associado a nenhuma outra condição subjacente, os músculos devem relaxar com repouso e alongamento suave. No entanto, o espasmo que continua ou piora sugere uma tensão, entorse, hérnia de disco ou fratura. Descanso, gelo e medicação anti-inflamatória é o primeiro passo na redução dos espasmos prolongados. Se um espasmo não diminuir dentro de 24 horas e apresentar inchaços ou contusões, procure o diagnóstico de um médico. Natação para reduzir o espasmo pode não ser capaz de nadar quando suas costas estiverem em espasmos se a mobilidade for contido extensivamente; a natação pode não ser segura em alguns casos também. No entanto, alguma exposição à água pode ajudar a relaxar os músculos. Os redemoinhos e as ondas do oceano podem acalmar espasmos e proporcionar alívio. Se você estiver em águas profundas ou áreas com fortes correntes, certifique-se de ter um amigo para ajudá-lo a permanecer seguro. Nadar em uma piscina uma vez que o espasmo desaparece ajudará a alongar e fortalecer os músculos do núcleo para reduzir a frequência do espasmo. Para aqueles com problemas nas costas, exercícios que abalam e sacodem a coluna aumentam a compressão da coluna vertebral e pode levar ao aumento da frequência dos sintomas. As condições para as quais a natação é recomendada incluem hérnia de disco, estenose espinhal, osteoartrite e doença discal degenerativa. A natação é uma atividade aeróbica de baixo impacto que permite que os pacientes mantenham a aptidão cardiovascular em geral, mantenham a força e reduzam o impacto de movimentos de salto ou compressão encontrados em aeróbica de alto impacto. Como o corpo inteiro fica mais forte, a ocorrência de espasmos resultantes do esforço diminui.

Outras considerações

Enquanto a natação pode ou não ter um efeito direto na redução de espasmos musculares nas costas, há aspectos positivos a considerar sobre natação ou qualquer exercício para aliviar a dor nas costas. A natação e outros exercícios aeróbicos fazem com que o corpo libere endorfinas, ajudando a reduzir os níveis de dor. O exercício também ajuda a perder peso ou manter os níveis de peso e reduz o estresse na coluna vertebral e músculos da coluna vertebral, reduzindo o esforço que poderia levar ao espasmo. A natação ou outras hidroginástica feitas de 20 a 45 minutos, de três a cinco vezes por semana, fazem parte de um estilo de vida saudável.