casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O Yoga ajuda a reduzir os nós musculares?

Os nós musculares, ou pontos-gatilho miofasciais, estão relacionados a uma série de doenças que causam dor e desconforto recorrentes. Os tratamentos convencionais e alternativos proporcionam alívio dos nós musculares. Sessões regulares de ioga são muitas vezes encorajadas como complemento ao tratamento direto, como a massagem dos tecidos profundos, para os nós musculares. Poses de ioga que se concentram no alongamento do tecido conjuntivo podem desempenhar um papel mais direto na liberação dos nós.

Nós musculares

Um nó muscular é uma área isolada no tecido muscular que se contrai sobre as fibras musculares conectadas a ele, causando uma faixa apertada no músculo. O nó parece uma pequena ervilha embutida no músculo. Esses nós são chamados pontos-gatilho miofasciais, após o envoltório fino em torno de cada músculo chamado fáscia. Os nós musculares não são tão sérios quanto um espasmo de todo o músculo, ou esticar ou rasgar o tecido muscular, mas podem levar à dor referida e se tornarem crônicos.

Dor referenciada

Pontos-gatilho miofasciais só doem quando pressão é colocada sobre eles. Mas eles podem referir a dor para outro ponto no corpo. Essa dor é estável e pode variar em intensidade de baixo grau e sem brilho a grave. Os pontos-gatilho estão associados a vários problemas de dor crônica, como dores de cabeça, pescoço e mandíbula e vários tipos de dor nas articulações, além de outras condições que causam desconforto físico. Pode haver mais de um ponto-gatilho causando dor física em outras partes do corpo.

Yoga e nós musculares

O tratamento convencional e alternativo está disponível para os nós musculares e, para muitas pessoas, os remédios funcionam rapidamente. Se os problemas subjacentes de saúde e fitness não forem resolvidos, os nós musculares podem recorrer. Algumas condições que agravam os nós musculares, incluindo estresse e tensão, baixas taxas de atividade e má circulação podem ser aliviados com a ioga. Yoga tem um efeito global positivo sobre a tensão muscular, relaxamento muscular, circulação e alívio do estresse. É muitas vezes incorporada em programas de autotratamento para pontos-gatilho para ajudar a resolver os problemas subjacentes. Yoga e tecidos conectivos

Uma versão do Tao Yoga, chamada Yin Yoga, adapta posturas clássicas de ioga para promover a flexibilidade na tecidos conjuntivos. Em vez de contrair e liberar os músculos, as posturas de yoga do yin aplicam uma carga lenta e constante ao tecido conjuntivo, alongando-se por vários minutos. Os defensores do yoga yin acreditam que, com a prática regular, o tecido conectivo se torna mais longo e mais forte, resultando em alívio a longo prazo dos nós musculares. Yoga yin e programas semelhantes de ioga podem provar ser um complemento eficaz para terapias de liberação miofascial.