casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como o Exercício Regular Afeta as Artérias e Veias?

Suas artérias e veias são as estradas e caminhos internos que fornecem ao seu corpo o sangue vital e os nutrientes de que ele necessita para mantê-lo correndo diariamente. Se qualquer uma dessas artérias ou veias forem danificadas ou bloqueadas, você estará em risco de desenvolver doenças cardíacas, ataques cardíacos ou derrames. É importante que você faça todo o possível para cuidar do seu sistema circulatório, e o exercício físico é uma ferramenta inestimável que pode ajudá-lo a manter o caminho para uma vida longa e saudável, livre e clara.

As Rodovias do Seu Corpo

Artérias e veias carregam sangue ao redor do corpo. As artérias tiram o sangue do seu coração, entregando-o aos seus órgãos e músculos. As veias trazem sangue de volta ao seu coração a partir desses mesmos órgãos e músculos. Suas artérias principais incluem as artérias coronárias do coração, as artérias carótidas e cerebrais do cérebro e as artérias periféricas, que se estendem para os membros.

Policial Bom, Policial Mau

Se suas veias e as artérias ficam bloqueadas por um acúmulo de colesterol ou gordura, é mais difícil para o coração bombear o sangue para onde ele precisa estar. Exercícios regulares de intensidade baixa ou moderada são suficientes para reduzir os níveis de LDL - colesterol "ruim" e gordura nas artérias e no sangue, evitando possíveis bloqueios (chamados de placas) e facilitando o fluxo de sangue. Níveis mais intensos de exercício podem elevar o HDL - "bom" - colesterol, que seu corpo precisa. O colesterol HDL não obstrui nem bloqueia as artérias. O outro modo principal de o exercício regular afetar suas veias e artérias é que a atividade física mantém suas artérias maiores flexíveis, o que significa que elas serão elásticas. o suficiente para se esticar e permitir que mais sangue flua quando necessário, um pouco como uma mangueira de incêndio. Como resultado, é mais provável que sua pressão arterial esteja sentada em níveis normais durante períodos de estresse no corpo, em vez de níveis perigosamente elevados, aliviando a pressão sobre o coração e o sistema respiratório. p> Exercícios regulares de intensidade baixa ou moderada podem incluir desde caminhadas rápidas até nadar ou andar de bicicleta. Níveis mais intensos de exercício incluem coisas como corrida de longa distância, dança de alta energia ou treinamento em circuito. Organismos científicos e de saúde reconhecidos e credenciados, como a American Heart Association e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, recomendam pelo menos 30 minutos de exercício moderadamente intenso quase todos os dias da semana para garantir que seu corpo continue saudável e feliz.

Permanecendo Segura e Cuidando

Sempre consulte seu médico antes de se envolver em qualquer nível moderado ou intenso de atividade física. Se você tem um estilo de vida normalmente sedentário e não está acostumado à atividade física, comece devagar com uma simples caminhada. Se você tem um histórico de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, o exercício regular é benéfico na recuperação e ajuda na prevenção de problemas recorrentes.