casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Possíveis complicações da apnéia do sono

A apneia obstrutiva do sono tem um número de complicações potenciais a curto e longo prazo, mas o tratamento da apneia do sono tem sido associado com a melhora ou eliminação dessas complicações.

Complicações Cardiovasculares

Vários estudos têm demonstrado forte associação com apneia obstrutiva do sono grave e complicações cardiovasculares, incluindo aumento do risco de hipertensão arterial (hipertensão), ataque cardíaco (infarto do miocárdio) e acidente vascular cerebral (acidente vascular encefálico).

Felizmente, estudos também mostram que a adequada O tratamento da apneia do sono reduz esses riscos cardiovasculares. Para que o tratamento seja “adequado”, a terapia de pressão positiva nas vias aéreas deve estar em uso por pelo menos quatro horas por noite em pelo menos cinco noites por semana (embora mais uso seja melhor). Aparelhos orais são semelhantes na medida em que precisam ser usados confortavelmente e permanecer no lugar durante a noite para obter benefícios e reduzir o risco de complicações.

Outras complicações relacionadas à saúde

Estudos têm mostrado que obstrutiva a apneia do sono também está associada a um maior risco de câncer (entre os menores de 65 anos de idade), refluxo gastroesofágico e resistência à insulina (uma condição que pode contribuir para o diabetes não insulino-dependente). Evidências limitadas indicam que a apnéia do sono pode contribuir para a disfunção erétil. Não há estudos de nível superior que examinem até que ponto o tratamento reduz esses riscos.

Para pacientes submetidos a certos tipos de cirurgia, a apnéia do sono não tratada tem sido associada a uma maior probabilidade de complicações pulmonares ou cardiovasculares, como relacionados à respiração ou ritmos cardíacos. O tratamento da apnéia do sono demonstrou normalizar esses riscos.

O impacto da apnéia do sono na apnéia do sono. A apnéia do sono perturba a qualidade do sono, levando a impactos comportamentais como sonolência, fadiga, dificuldade de memória ou concentração, depressão. sintomas e diminuição da qualidade de vida. Aqui, os benefícios do tratamento são controversos. A maioria dos pacientes com esses sintomas apresenta melhora com tratamento adequado. No entanto, o estudo randomizado APPLES (Estudo de Eficácia da Longa Duração da Pressão Positiva Apnea) mostrou benefício apenas mínimo em medidas comportamentais após o tratamento com terapia de pressão positiva nas vias aéreas.

Isto seguiu alguns estudos anteriores mostrando que muitos pacientes têm sintomas persistentes de sonolência ou diminuição da qualidade de vida, apesar do tratamento completo (como o uso de terapia de pressão positiva nas vias aéreas por oito horas por noite). Há uma sugestão de que a apnéia do sono pode criar alguns efeitos que se tornam permanentes ou semipermanentes ao longo do tempo, limitando a capacidade de tratamento para reduzir todos os efeitos da apneia do sono. , , ] ]