casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Problemas de circulação sanguínea nas mãos

Problemas circulatórios nas mãos podem ser causados por uma variedade de condições, incluindo doenças auto-imunes, lesões, defeitos estruturais, anemia e doenças genéticas, de acordo com a Mayo Clinic. A primeira indicação do paciente de um problema circulatório pode ser dormência, formigamento, mudança na cor da pele ou sensação de que as mãos estão frias. O tratamento varia com a causa subjacente e a gravidade dos sintomas. Se problemas circulatórios sérios não forem tratados, o paciente pode eventualmente necessitar de amputação de um ou mais dedos.

Doença de Raynaud

Paciente com doença de Raynaud experimenta espasmos nas artérias dos dedos das mãos e dos pés que limitam o fluxo sangüíneo a nas áreas, informa a Clínica Mayo. As áreas afetadas ficam pálidas e escuras quando o fluxo sangüíneo é diminuído e, em seguida, ficam vermelhas quando os espasmos desaparecem. A causa da doença de Raynaud é desconhecida, mas parece ser uma reação exagerada ao estresse ou à exposição ao frio. Pacientes com lúpus, esclerodermia, doença arterial e síndrome do túnel do carpo freqüentemente desenvolvem a doença de Raynaud. Fumantes, datilógrafos, pianistas e pacientes expostos ao cloreto de vinil correm risco de contrair a doença. Medicamentos para pressão alta, câncer, enxaquecas e sintomas hormonais também estão associados à doença de Raynaud.

Síndrome do Desfiladeiro Torácico

Síndrome do desfiladeiro torácico é causada por uma costela extra ou outra anormalidade congênita da estrutura óssea que comprime os nervos e vasos sanguíneos na parte inferior do pescoço e parte superior do tórax, de acordo com a Cleveland Clinic. Pacientes com síndrome do desfiladeiro torácico arterial queixam-se de má circulação nos braços, mãos e dedos, bem como dormência, feridas ou sensibilidade ao frio nas mãos e nos dedos. Sem tratamento, danos permanentes aos nervos, coágulos sanguíneos, úlceras e gangrena podem ocorrer. Cirurgia para remover a costela extra e reparar dano arterial pode ser necessária.

Tromboangiite obliterante

A tromboangiite obliterante, também chamada de doença de Buerger, é uma condição rara que obstrui vasos sanguíneos nas mãos e pés, de acordo com a MedlinePlus. . Os sintomas podem incluir dor aguda, ardente ou formigante nas mãos e pés; pele pálida, vermelha ou azulada nas áreas afetadas; dor nos pés, tornozelos ou pernas ao andar; úlceras nas mãos ou pés; e sensibilidade ao frio.

Anemia

Os pacientes com anemia têm má circulação em várias partes do corpo, incluindo as mãos, porque não têm glóbulos vermelhos suficientes para oxigenar os tecidos, relata a Mayo Clinic. . A anemia pode ser causada por deficiências de ferro ou vitaminas, exposição a produtos químicos ou distúrbios genéticos. Os sintomas incluem pulso rápido, tontura, dor de cabeça, falta de ar, fadiga, mãos e pés frios e pele pálida. O tratamento depende da causa da anemia.

problemas estruturais

Problemas estruturais no sistema vascular podem reduzir o fluxo sanguíneo para as mãos. Lesões traumáticas, conexões anormais entre as veias e artérias e aneurismas - fraqueza do tipo balão na parede de um vaso sanguíneo - podem causar dor, sensibilidade ao frio, palidez, feridas, inchaço, formigamento ou dormência nas mãos devido à circulação prejudicada. , de acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia da Mão. Se a circulação estiver seriamente prejudicada, a intervenção cirúrgica será necessária. , , ] ]