casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Creatina sérica e faixa normal

A creatina e seu produto de degradação, creatinina, desempenham um papel importante no metabolismo energético. O corpo sintetiza creatina e deriva de fontes alimentares. Ele entra nas células para ajudar a fornecer energia antes de ser quebrado e excretado. O nível de creatinina sérica e creatina pode fornecer pistas sobre certos estados de doença. É importante consultar um médico em relação à creatinina elevada e ao diagnóstico e tratamento de outras condições relacionadas à saúde.

Níveis de creatina no sangue

No sangue, o produto da degradação da creatina, creatinina, é medido por métodos laboratoriais para ajudar a diagnosticar condições de saúde. Valores normais são de 0,6 a 1,0 mg /dL; no entanto, é possível estar ligeiramente fora desse intervalo e ainda estar saudável. O nível de creatinina no sangue representa o equilíbrio entre a produção e uso de creatina versus a excreção de creatinina.

Síntese e Fontes

A creatina é sintetizada a partir dos aminoácidos glicina, metionina e arginina no rim e fígado. Viaja no sangue, principalmente para os músculos esqueléticos. Também é encontrado na dieta, especialmente carnes. Suplementos de creatina também estão disponíveis.

Quando o músculo contrai, ele usa a molécula de transporte de energia ATP para realizar o trabalho. O ATP transporta três grupos fosfato na molécula. Quando o músculo se contrai, um fosfato é perdido do ATP, fazendo o ADP. A creatina carrega fosfato dentro do músculo e pode doar rapidamente o fosfato ao ADP, reabastecendo o ATP, que pode então ser usado novamente para o trabalho.

Degradação e excreção

A creatina é degradada na creatinina química estruturalmente similar. É liberado das células musculares de volta para o sangue. Os rins, em seguida, filtram a creatinina do sangue e excretam na urina.

Doenças

Existem algumas doenças que envolvem uma incapacidade do corpo para sintetizar a creatina, o que resulta em grande parte em danos nos nervos. A razão mais comum para encontrar níveis elevados de creatinina no sangue é a diminuição da função renal. Os níveis de creatinina aumentam proporcionalmente à perda da capacidade de filtração dos rins.

Suplementação

A suplementação com suplementos orais de creatina é comum entre os atletas. Os efeitos no desempenho atlético são misturados em estudos. "Journal of Family Practice" concluiu que a suplementação de creatina com treinamento de resistência aumenta o peso máximo levantado em homens jovens com menos de 36 anos. Além disso, não há evidências de melhor desempenho em idosos ou mulheres ou em outros tipos de "power or strength exercises.", 3, [[Finalmente, a segurança da creatina permanece não comprovada, e até que esses problemas sejam abordados, seu uso não pode ser universalmente recomendado. , , ] ]