casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os efeitos colaterais do Nexium após anos de uso

O esomeprazol, vendido sob a marca Nexium, pertence a um grupo de medicamentos chamados inibidores da bomba de prótons (IBP). Esses medicamentos reduzem a produção de ácido estomacal, que é útil no tratamento de distúrbios relacionados ao ácido, como a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e úlceras pépticas. Embora o ácido estomacal agrave essas condições, também tem alguns efeitos benéficos. . O ácido do estômago ajuda seu corpo a quebrar a comida, absorver nutrientes e alguns medicamentos e matar as bactérias que entram no trato digestivo. Os IBPs são geralmente muito seguros, mas se tomados por um tempo prolongado, podem levar a deficiências nutricionais, fraturas, excesso de bactérias no intestino delgado e

Clostridium difficile

infecção.

Deficiências Nutricionais

O uso prolongado de Nexium pode causar deficiências de alguns nutrientes. Absorção de vitamina B12, ferro e cálcio é auxiliado pelo ácido do estômago, portanto, a redução da produção de ácido pode interferir na sua absorção. Estudos em pessoas que tomam IBPs geralmente descobriram que o uso de IBP pode reduzir a vitamina B12 e o ferro absorção, geralmente por apenas uma pequena quantidade. Os efeitos sobre a absorção de cálcio são menos claros, com alguns estudos relatando diminuição da absorção com IBPs e outros estudos relatando nenhum efeito.

O ácido estomacal geralmente não influencia a absorção de magnésio, mas o uso prolongado de Nexium pode interferir com absorção de magnésio através de outros mecanismos. Um estudo publicado na edição de junho de 2015 de “Renal Failure” compilou os resultados de vários estudos anteriores e descobriu que níveis baixos de magnésio eram mais comuns em usuários de PPI do que em não usuários de PPI.

A Food and Drug Administration ( FDA) emitiu um alerta sobre possíveis baixos níveis de magnésio em pessoas que tomam IBP por tempo prolongado - geralmente um ano ou mais - e recomendou que exames periódicos de sangue sejam considerados para verificar os níveis de magnésio nesses indivíduos. - Fraturas e osteoporose > O uso prolongado de IBP pode aumentar a possibilidade de desenvolver osteoporose - uma condição caracterizada por ossos fracos - e fraturas. Mas esta é uma questão complicada. A osteoporose tem sido atribuída à diminuição da absorção de cálcio, embora seja controverso se os IBPs realmente reduzem a absorção desse mineral.

Estudos iniciais relataram que as pessoas que tomavam IBP eram mais propensas a desenvolver fraturas, que se supunha serem causadas por osteoporose. . Isso levou a um alerta do FDA indicando que o uso de IBP pode aumentar o risco de fraturas relacionadas à osteoporose, especialmente em pessoas que tomam IPP por mais de um ano.

Um artigo de revisão publicado na edição de fevereiro de 2018 de “ Mayo Clinic Proceedings ”indicou que a maioria dos estudos recentes também relatou um risco aumentado de fraturas com IBP. Mas a razão não é clara porque esses estudos não encontraram aumento na probabilidade de osteoporose com o uso prolongado de IBP. Actualmente, nenhuma sociedade médica recomenda testes de rotina para a osteoporose ou consumir cálcio adicional enquanto toma PPIs.

O crescimento excessivo do intestino bacteriano pequeno Como o ácido do estômago ajuda a matar as bactérias, reduzindo a acidez com Nexium permite que mais bactérias sobrevivam ao estômago e entre na próxima parte do trato digestivo. Isso pode levar ao crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado, chamado supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO).

Um estudo publicado na edição de janeiro de 2018 do Journal of Gastroenterology compilou os resultados de vários estudos anteriores. Descobriu-se que a probabilidade de desenvolver SIBO era quase duas vezes maior em pessoas que tomavam IBPs do que em pessoas que não tomavam IBPs. SIBO pode produzir inchaço abdominal, dor abdominal, diarréia e perda de peso.

Infecção por Clostridium difficile

O uso prolongado de IBP também pode aumentar as chances de desenvolver

C. difficile a infecção. Esta bactéria afeta principalmente o intestino grosso, produzindo inflamação conhecida como colite. O ácido do estômago normalmente destrói a forma ativa de

C. difficile,

e PPIs interferem com este efeito protetor.

Na edição de julho de 2012 do "American Journal of Gastroenterology", um estudo que combina os resultados de muitos estudos anteriores relatou que

C. A infecção por difficile foi quase 2 vezes mais provável em usuários de PPI do que em não usuários de PPI.

C. difficile

causa diarreia, que pode ser grave e potencialmente fatal.

Doença renal e demência

De acordo com um artigo de revisão de fevereiro de 2018 da Mayo Clinic Proceedings, alguns estudos sugerem que O uso de IBP a termo pode aumentar a probabilidade de doença renal e demência. No entanto, não há estudos suficientes ainda para afirmar definitivamente que estes são verdadeiros efeitos colaterais de PPIs.

O artigo sugere que os IBPs podem agir diretamente sobre os rins para produzir inflamação e danos nos rins. Isso também indica que estudos em animais mostraram o acúmulo de moléculas de beta-amilóide no cérebro com o uso de IBP, semelhante ao acúmulo encontrado na doença de Alzheimer. A demência também pode ser causada por deficiência de vitamina B12, quando grave.

Avisos e precauções

Consulte o seu médico antes de tomar Nexium além de 2 semanas. Se o seu médico aprovar, pergunte com que frequência você deve retornar para consultas de acompanhamento para avaliar se o uso contínuo do Nexium é necessário e para determinar se está desenvolvendo algum efeito colateral.

Pergunte também ao seu médico sobre os sintomas de nutrientes. deficiência que você deve estar atento. Consulte o seu médico antes de tomar novos suplementos ou medicamentos, pois todos os IBPs podem interagir com vários medicamentos e suplementos.

Consulte o seu médico se tiver diarreia grave ou sintomas sugestivos de SIBO. Procure atendimento médico imediato se tiver dor no peito que seja diferente da sua dor, especialmente se ela se estender para o pescoço ou para o braço esquerdo ou se for acompanhada por falta de ar ou tontura. Isso pode indicar uma condição séria, como um ataque cardíaco.

Revisado e revisado por Mary D. Daley, MD.

, , ] ]