casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Cirurgia e exercício de histerectomia

O câncer uterino, ovariano e cervical, miomas não-tratáveis, endometriose, útero prolapsado e dor pélvica crônica são algumas das razões pelas quais as mulheres são submetidas à cirurgia de histerectomia. A maioria das mulheres tem histerectomia total, removendo todo o útero e colo do útero. Uma histerectomia parcial remove apenas parte do útero, e uma histerectomia radical - geralmente feita quando uma grande quantidade de câncer está presente - remove o útero, parte da vagina, o colo do útero e seus tecidos circundantes. Os médicos realizam a cirurgia, seja através de uma incisão abdominal ou vaginal.

Recuperação Tempo

Recuperação pós-operatória depende em grande parte do método cirúrgico eleito pelo seu médico. Sua história de saúde, condição física e razão para a cirurgia são os principais determinantes de se você receber uma histerectomia abdominal ou vaginal. Em geral, a recuperação de uma incisão abdominal leva de quatro a seis semanas de retorno gradual à atividade. O tempo de recuperação para uma histerectomia vaginal é tipicamente mais rápido, entre três e quatro semanas. Com a aprovação do médico, a realização de certos exercícios e atividades suaves pode promover a cura à medida que sua recuperação é iniciada. Após uma histerectomia sem complicações, você poderá retomar sua rotina de exercícios normais e sem modificações dentro de seis a oito semanas.

Exercícios pós-cirurgia

Para melhorar sua postura e fortalecer suavemente a região lombar, abdominal e pélvica músculos do assoalho, você deve realizar exercícios pélvicos e exercícios de Kegel assim que seu médico lhe der autorização. Kegels consistem em contrair e segurar o assoalho pélvico, ou os músculos que você usa para evitar o derramamento de gás ou vazamento de urina. A inclinação pélvica ajuda a restabelecer a estabilidade pélvico-lombar ao mesmo tempo que alonga a parte inferior das costas. Realize as inclinações deitando-se com os joelhos dobrados e os pés na cama. Incline sua "bacia" pélvica em direção ao seu tronco para pressionar a parte inferior das costas. O seu médico pode fornecer uma lista completa de recomendações e instruções para o exercício precoce.

Instruções de Exercício

O seu nível de condicionamento físico antes da cirurgia pode ter uma grande influência na rapidez com que você voltará à velocidade pós -histerectomia. Um ávido exercitador com força e resistência muscular geralmente recuperará mais rápido do que uma mulher sedentária com pouco tônus muscular. Geralmente, é aconselhável que você não faça mais do que os exercícios específicos de recuperação prescritos pelo seu médico nas primeiras duas semanas. Andar pela casa, tanto quanto possível, também melhorará a circulação sanguínea e promoverá a cura. Se você experimentou uma histerectomia simples, você deve ser capaz de iniciar um programa de caminhada depois disso, construindo gradualmente de volta à sua rotina de exercícios pré-cirúrgicos até a sexta semana.

Precauções

Após uma histerectomia vaginal as mulheres tendem a sentir que são capazes de fazer mais em um curto período de tempo, mas seguem o conselho do seu médico e escutam o seu corpo. Em geral, evite o trabalho pesado e a atividade extenuante durante as primeiras seis semanas. Atividade intensa, ou muita atividade cedo demais, após qualquer tipo de histerectomia pode resultar em hemorragia interna no local da cirurgia. Se você teve uma incisão abdominal, exercícios vigorosos podem resultar em separação abdominal, o que pode levar a uma hérnia. Se sentir dor, cãibras, pressão abdominal, falta de ar ou não se sentir bem em geral, pare de se exercitar e dê um descanso ao seu corpo.

, , ] ]