casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Testosterona e Herpes

Os dois vírus herpes simplex, HSV-1 ou HSV-2, são a causa do herpes oral e genital. Ambos os vírus entram através de superfícies úmidas, como a boca, o ânus ou a vagina, ou através de pequenas rachaduras na pele. Depois de entrar, os vírus residem no sistema nervoso, seja perto do ouvido ou na base da coluna, e podem causar um surto de herpes. Não há evidências científicas para uma ligação direta entre os níveis de testosterona e herpes. Mas surtos de herpes tendem a ser mais frequentes na época da menstruação quando os níveis de testosterona são baixos, sugerindo que níveis baixos de testosterona podem desencadear surtos. Herpes Genital

Como regra geral, o HSV-1 causa herpes oral, ou herpes labial, enquanto o HSV-2 causa herpes genital. No entanto, esta é apenas uma regra geral. Ambos os vírus herpes simplex HSV-1 e HSV-2 podem causar herpes labial e herpes genital. Embora o primeiro tenha uma ligeira preferência por locais acima da cintura e o segundo tenha uma ligeira preferência por locais abaixo da cintura, ou o vírus pode levar a feridas em ambos os lábios e genitais.

Testosterona e a Libido

A testosterona é um hormônio esteróide secretado nos ovários e glândulas supra-renais em mulheres e nos testículos e glândulas supra-renais em homens. A testosterona é crucial para um desejo sexual saudável em homens e mulheres. Quando os níveis de testosterona são muito baixos, o desejo sexual e a contagem de espermatozóides diminuem nos homens. Os homens podem perder ainda mais massa muscular e desenvolver características corporais femininas. Nas mulheres, os níveis baixos de testosterona ocorrem naturalmente na época da menstruação e após a menopausa. A redução dos níveis de testosterona que ocorrem naturalmente pode dar origem a anorgasmia, diminuição do desejo sexual, secura vaginal, perda de massa óssea e muscular e perda de características femininas.

Potenciais Causas de Surtos de Herpes

Ninguém sabe exatamente o que causa surtos de herpes. Mas eles tendem a ocorrer mais freqüentemente em momentos de estresse e doença e quando as mulheres estão menstruadas. Uma vez que os níveis de testosterona são mais baixos em mulheres na época da menstruação, é possível que baixos níveis de testosterona desempenhem um papel no desencadeamento de surtos de herpes. Pode não haver um mecanismo direto de ação subjacente a esse fenômeno. Estresse interno associado com a menstruação pode reduzir a defesa imunológica, que então poderia desencadear um surto.

Aumentar a testosterona para prevenir surtos

Como não há tratamento de herpes, a única coisa que indivíduos com herpes podem fazer para reduzir o seu desconforto é prevenir a gravidade e frequência dos surtos. Manter o sistema imunológico forte é uma maneira de fazer isso. Se a testosterona realmente é um fator no desencadeamento de surtos, mudanças na dieta para aumentar os níveis de testosterona também podem potencialmente prevenir a ocorrência de surtos. Alimentos que aumentam os níveis de testosterona incluem ostras, carne vermelha, brócolis, couve-flor e repolho. Alguns alimentos diminuem os níveis de testosterona aumentando os níveis de estrogênio. Eles incluem produtos não orgânicos, produtos de soja e laticínios.