casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública |

Protocolos para lavagem das mãos

Há milhões de germes entre as pontas dos dedos e cotovelos , e eles podem permanecer vivos lá por até três horas . Ao passar um minuto de lavar as mãos , utilizando o protocolo adequado , você pode eliminar quase todos estes germes e ajudar a prevenir a propagação da doença , possivelmente, até mesmo salvar vidas. História da lavagem das mãos

Não era até o século 19 que começou a ser um facto aceite que as mãos sujas podem espalhar doenças mortais e que a limpeza regular evita que grande parte desta transmissão. Os anos 1840 foram um tempo significativo na descoberta da higiene impacto mão tem sobre a saúde. Um médico com o nome de Oliver Wendell Holmes teve a ideia de que os médicos com as mãos sujas poderia se espalhar certas doenças aos seus pacientes. Mais tarde, em Viena, Dr. Ignaz Semmelweis percebeu que as parturientes que foram examinados pelos alunos que tinham acabado de lidar com cadáveres tinham uma taxa de mortalidade que foi três vezes maior do que as mulheres em uma sala de parto diferente composta por parteiras . Depois que o Dr. Semmelweis estabeleceu uma rotina de lavagem das mãos com os estudantes de medicina , a taxa de mortalidade das mulheres grávidas caiu para quase zero. Estas e outras observações levaram a uma mudança revolucionária no que sabemos sobre a higiene ea lavagem das mãos .
Importância

Como a indústria de saúde e ao público em geral tornou-se mais educados sobre como doenças infecciosas se espalham , mais pessoas começaram a reconhecer a importância da lavagem das mãos como um meio de impedi-lo. Lavar as mãos regularmente é a melhor maneira de prevenir a propagação de quase 80 por cento de todas as doenças .
Como lavar

Comece por colocar as mãos molhadas com água limpa água. Aplicar sabão , de preferência anti-bacteriano, e trabalhá-lo em uma espuma . Esfregue todas as áreas das mãos e pulsos , certificando-se lembre-se de ficar debaixo das unhas. Continuar a lavagem por 20 segundos e enxaguar bem com água corrente. Seque bem as mãos ; mãos úmidas podem abrigar muito mais bactérias do que as mãos secas. Para evitar pegar germes novamente a partir do spicket da pia , use uma toalha de papel para desligar a água. Lavar as mãos é a melhor maneira de reduzir os germes , mas se você não tem acesso a água e sabão , o Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda o uso de uma mão à base de álcool desinfetante contendo pelo menos 60 por cento de álcool , esfregando -o sobre todas as superfícies da mão até secar.
Quando lavar

Mesmo que metade dos homens e um quarto das mulheres não lavam as mãos depois de visitar o banheiro , a matéria fecal pode conter salmonela, E. coli, rotavírus , e inúmeras outras bactérias e vírus, tornando o banho um dos lugares mais importantes para se lavar as mãos. O banheiro não é o único lugar que você deve se preocupar com a limpeza das mãos , no entanto ; você deve lavar cuidadosamente após tocar em nada sujo ou possivelmente contaminados. Em lugares públicos , você deve lavar frequentemente, se você entrar em contato com superfícies que são regularmente tocadas por outros, como maçanetas, teclados , canetas e corrimãos . Toda vez que você tossir ou espirrar , lavar as mãos, mesmo se você usou um lenço de papel . Durante a preparação dos alimentos , lavar as mãos deve ser frequente e cuidadosa para evitar doenças transmitidas por alimentos e contaminação cruzada. Depois de entrar em contato com as fraldas do bebê , animais, lixo ou feridas , certifique-se de limpar as mãos . Claro, sempre lavar as mãos depois de entrar em contato com alguém que está doente.