casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Pesquisa Médica |

Estrutura de cloranfenicol

O cloranfenicol é um antibiótico de largo espectro prescrito para matar bactérias gram-positivas e negativas . Seu uso em países desenvolvidos diminuiu devido ao aumento da resistência aos antibióticos em agentes infecciosos , mas é amplamente utilizado em países em desenvolvimento. Composição Atômica

cloranfenicol é uma molécula orgânica composta de vários elementos diferentes. Estes incluem carbono, hidrogênio , nitrogênio, oxigênio e cloro. A sua fórmula geral, é C11H12Cl2N2O5 , o que produz uma massa molecular de 323,132 g /mol .
Estrutura

A estrutura de cloranfenicol não é particularmente complicado , em relação à matriz de moléculas orgânicas utilizadas para fins semelhantes . O nome científico dado à molécula pela União Internacional de Química Pura e Aplicada ( IUPAC ) é 2,2- dicloro - N - ( ( 1R , 2R ) -1,3 - di-hidroxi- 1 - ( 4 - nitrofenil ) - propan 2 - il ) acetamida . Note que o estereoisômero particular é significativo para a sua utilização como um medicamento de prescrição
grupos químicos

Uma análise do nome IUPAC para cloranfenicol , 2,2 . - dicloro - N - ( ( 1R , 2R ) -1,3 - di-hidroxi- 1 - ( 4 - nitrofenil ) -propan- 2 - il ) acetamida , revela a presença de uma acetamida central, que refere-se a atmosfera de azoto juntou-se com um átomo de carbono oxigenado de cadeia . Anexado ao acetamida são outros componentes importantes, incluindo um anel de benzeno e dois átomos de cloro , que são significativos em interações químicas complexas da molécula .
Mecanismo de ação

atos cloranfenicol como um agente bacteriostático , na maioria dos casos , mas tem capacidades bactericidas em alguns casos , tais como o Haemophilus influenzae . O método típico de interferência é de se ligar ao RNA ribossomal , o que impede que as bactérias produtoras de proteínas necessárias para a vida e o crescimento sustentado . As reacções de química orgânica , tais como estes são reforçadas pela presença de espécies particularmente reactivas chamados grupos de saída . No caso de o cloranfenicol , os átomos de cloro terminais localizados actuar como grupos de saída .
Riscos

Embora cloranfenicol é considerado amplamente a um fármaco seguro para o tratamento da infecção com antibióticos , principalmente usado em aplicações tópicas , existe o risco associado com ela . Reacções idiossincráticas , ou seja, aqueles que são raros e inexplicável , tem sido conhecida para ocorrer , o que resulta em anemia aplástica , o que pode ser fatal . Outros , menos graves, os efeitos colaterais são reversíveis.