casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Saúde Ambiental |

Efeitos genéticos da Radon Gas

Ele não pode ser visto, cheirado , provado ou sentia, mas o radão é um dos maiores riscos de segurança em casa hoje. O gás que se eleva naturalmente fora do leito rochoso é na verdade uma toxina radioativo. Em casas com caves ou pouca ventilação , este gás acumula e pode aumentar o risco de câncer de pulmão para todos na casa. Radon actua sobre o corpo , ao nível celular , e os seus efeitos se acumulam durante um longo período . Definição de " Radon "

Radon está em toda parte . É um subproduto da decomposição de materiais radioactivos naturais no solo. Cada massa de terra em terra tem algum nível de radão que emana do solo . Em algumas áreas , este gás faz o seu caminho para o abastecimento de água. Radon normalmente não existe em concentrações suficientemente elevadas de apresentar riscos para a saúde. Em estruturas que permitem que o ar ruim para acumular , no entanto, os riscos a longo prazo da exposição ao radão começam a subir.
Radiação

Radon produz um tipo específico de radiação conhecida como radiação alfa , que é constituído por dois protões ligados com dois neutrões . Tecnicamente falando, este é simplesmente o núcleo de um átomo de hélio . Radiação alfa tem uma carga positiva , e quando ele passa através da matéria orgânica como as células , que provoca perturbações no nível atômico. A boa notícia é que a radiação alfa é a forma menos energética de radiação. Falta-lhe a capacidade de penetrar na pele ou numa folha de papel . No entanto, se ingerido ou inalado , material que emite radiação alfa pode fazer um monte de danos internos .
Mutação

Surpreendentemente, apenas uma célula geneticamente alterado é necessário para iniciar o processo que acabará por levar a um tumor potencialmente fatal canceroso. Como as partículas de alfa atacar as células dos pulmões , diversas formas de danos são possíveis . Uma célula pode ser destruído sem rodeios se o dano é muito grave . Por outro lado , os ferimentos de uma célula e as suas partes podem ser frequentemente reparadas . Danos para a informação genética da célula , ou DNA , é o mais problemático . Se não for reparado ou imediatamente destruída, uma célula com DNA danificado pode se tornar cancerosa.
Repair Mecanismos

danos ao material genético de uma célula não é irreparável . Se apenas uma vertente do DNA de dupla hélice é quebrada , a célula possui mecanismos para corrigi-lo . A célula pode detectar onde o DNA está danificado e formar as moléculas apropriadas para reparar a ruptura . Dois fios quebrados apresentar mais de problema. Com a informação genética rasgado ao meio , a chance de um erro durante o processo de reparação aumenta. Se vertentes não são reconectados no local correto , a célula pode realmente produzir toxinas que matam as células vizinhas. No cenário de pior caso, uma célula mal reparado replica e gera um tumor canceroso.