casa | | Informação em Saúde >  | saúde mental | Doença Mental Geral |

O Afeto Teoria das Emoções

O efeito teoria das emoções é uma teoria psicanalítica originada por Silvan S. Tomkins (1911 - 1991). Teoria Tomkins ' forneceu uma alternativa aos paradigmas psicológicos dominantes de freudiana drive- psicologia e behaviorismo de BF Skinner , afirmando que os estados afetivos são os principais motivadores da experiência humana. Teoria

Na psicologia , um efeito é a experiência subjetiva de um sentimento ou uma emoção. Em afetar teoria, afeta são características biológicas hard- wired da mente e podem ser organizados em categorias identificáveis ​​pelas expressões que produzem.

Tipos

Tomkins afetar teoria postula três categorias principais de afecta : positivos , neutros e negativos. Positivo afeta são alegria , prazer, interesse e entusiasmo , que se manifestam em expressões como sorrir . A única neutra afetar identificado por Tomkin foi surpresa. Efeitos negativos incluem raiva , raiva, desgosto , angústia , terror e humilhação.
Função

O efeito teoria das emoções salienta a maximização dos afetos positivos ea minimização dos efeitos negativos , como meio de alcançar a saúde mental.
História

Silvan S. Tomkins publicou os dois primeiros volumes de " afetar a consciência Imagery " em 1962 e 1963 , que articulou sua afetar teoria das emoções. Desde então, outros intelectuais notáveis ​​como Eve Sedgwick e Donald Nathanson ter sido influenciado pelas teorias de Tomkin . Tomkin publicado o último volume de " afetar a consciência Imagery " pouco antes de sua morte, em 1991.
Potencial

O efeito teoria da emoção é muitas vezes criticado por ter pouco valor para aplicação prática ou clínica no campo da psicoterapia . No entanto, é parcialmente creditado por ajudar a deslocar o domínio do behaviorismo ea psicologia freudiana na segunda metade do século 20 , e tem sido utilizado por teóricos em áreas como a teoria queer e teoria feminista .