casa | | Informação em Saúde >  | setor de Saúde | Gestão de Saúde |

Definição de Informática em Saúde Pública

Informática em Saúde Pública é um sistema projetado para usar a tecnologia da informação moderna para melhorar a prática da medicina . Ela abrange o uso de sistemas de informação para a prática dos bancos de dados de saúde pública e de informação utilizados na investigação e aprendizagem. Informática em saúde pública é diferente de outros campos da informática em que ela incide sobre as medidas preventivas em populações . Sobre Informática

Informática existe com a finalidade de fornecer informações oportunas e precisas . A existência de uma grande variedade de fontes de informação requer uma abordagem sistemática para perceber os benefícios de relatórios e recuperação de informações . Proporcionar a abordagem sistemática necessária para a coordenação de tecnologia da informação em pesquisa , cuidados e educação é o principal objetivo da informática em saúde pública.
Definição de Informática em Saúde Pública

A revista de Gestão da Saúde Pública e Prática define informática em saúde pública , como a aplicação sistemática da ciência da computação , tecnologia e informação para as práticas de saúde pública, pesquisa e aprendizagem. Ele está preocupado principalmente com a criação e manutenção de sistemas para facilitar a comunicação ea transferência de informações.
Abordagem interdisciplinar

informática em saúde pública utiliza informações e técnicas a partir de um variedade de disciplinas. Os dois principais campos de estudo utilizados neste campo são ciência da computação e ciência da informação. Muitos campos que vão desde redes de arquitetura e design de banco de dados são usados ​​nesta disciplina de informática . Mesmo que este campo requer um fundo pesado em ciências relacionadas com o banco de dados, ele também se beneficia de outras áreas que vão desde biblioteconomia à filosofia.
Princípios gerais

Informática em Saúde Pública compartilha uma variedade de características com informática médica ainda é distinta e representa um novo campo na disciplina. Ele é separado de outros campos da informática de saúde por quatro princípios definidores. Em primeiro lugar, ele é usado para promover a saúde das populações , em vez de indivíduos. Em segundo lugar, visa prevenir lesões e doenças por condições ambientais. Em terceiro lugar, ele tenta explorar todas as causas potencialmente evitáveis ​​de doença , sem restrição a contextos sociais ou ambientais específicas. Por último, informática em saúde pública tem a intenção de incorporar a influência de instituições governamentais no campo da informática em saúde .
Aspectos funcionais

Informática em Saúde Pública utiliza uma variedade de sistemas para proporcionar o acesso aos dados necessários para um nível eficaz de gestão da informação. Além de automatizar tarefas existentes como também fornece metodologias para sistemas de redesenhar usando novos métodos . Um sistema de processamento de informações abrangentes também permite o aumento da vigilância de dados médicos para as tendências emergentes para a saúde , como o surto de uma doença em uma área particular. Esta aplicação da informática em saúde pública é o principal veículo para o seu foco na saúde preventiva em grandes populações .