casa | | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Abuso de Substâncias |

Os efeitos do consumo excessivo de álcool

O impacto do álcool na saúde é sem dúvida um dos temas mais debatidos na altamente ciências nutricionais e médicas. Defensores tout consumo moderado de álcool como benéfica com base em vários estudos que identificam benefícios cardiovasculares do consumo moderado de álcool . Os opositores apontam para os problemas potenciais associados com o uso crônico de álcool , incluindo o desenvolvimento de dependência. Apesar deste debate em curso , há um consenso claro sobre os efeitos nocivos do álcool , quando usados ​​em excesso. Sistema Nervoso

Alguns dos efeitos fisiológicos mais óbvias do álcool resultam da sua interacção com os sistemas nervosos centrais e periféricos do corpo . O álcool actua como um depressivo para estes dois sistemas , o que resulta em vários efeitos secundários , incluindo a perda de ambos coordenação motora e a capacidade cognitiva . Embora estes problemas são atenuados , normalmente num período de tempo relativamente curto, como o álcool é removido do corpo , consumo excessivo pode potencialmente levar a complicações do sistema nervoso graves e permanentes , incluindo depressão clínica e tremores .
Fígado danos

Uma das principais funções do fígado é remover as toxinas do corpo . Este processo coloca uma quantidade significativa de pressão sobre o fígado , mas felizmente, ele é capaz de se regenerar parte do seu tecido . Abuso excessivo de álcool , no entanto , não permite que o fígado suficientemente regenerar e pode levar ao desenvolvimento de doenças do fígado e cirrose.
Pâncreas

A pâncreas serve funções cruciais em ambos os sistemas endócrino e digestivo do corpo. Abuso de álcool em excesso foi mostrado para levar a pancreatite aguda e crónica . Ambas estas complicações têm o potencial para levar ao câncer de pâncreas. Além disso , estes problemas têm sido associados com o desenvolvimento de diabetes .
Impacto social

Os efeitos da ingestão excessiva de álcool em indivíduos não estão limitados a efeitos fisiológicos . O abuso do álcool também pode tomar um pedágio sobre a família do agressor . Mau uso crônico tem o potencial de levar à dependência . Essa dependência pode resultar em isolamento da família e amigos , bem como alterações na personalidade , quando , sob a influência . Estas questões podem potencialmente levar a conflito de relacionamento , o divórcio ea violência doméstica.
Moderação

Como com muitas coisas, o consenso geral é de que o consumo moderado de álcool é a chave para minimizar os efeitos negativos , maximizando os potenciais efeitos positivos . Aqueles que optarem por beber deve levar em conta que o álcool tem efeito sobre si mesmos , bem como o potencial de afetar os rodeiam.