casa | | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | pediatria |

Os Efeitos da Radiação Ionizante em Pediatria

Formas de radiação que carregam energia suficiente para derrubar os elétrons livres de seus orbitais atômicos são chamados de radiação ionizante . As partículas alfa , raios-X e raios gama todos se enquadram nesta categoria . Raios-X , em particular, encontrar uma variedade de aplicações na medicina pediátrica. Tipos

de imagem de raios-X e tomografia computadorizada ( TC) usam raios X para criar imagens de estruturas internas como os ossos que os médicos não podem examinar diretamente. Dependendo de sua condição , as crianças com câncer podem ser tratados por radiação ionizante em um esforço para matar as células cancerosas , mas esse procedimento é chamado de radioterapia
Tamanho

Diagnostic X . raios e tomografia computadorizada implicar apenas um muito baixo nível de exposição à radiação, apesar de tomografia computadorizada geralmente expor o paciente a uma dose maior do que um raio- X . A radioterapia usa um nível muito mais elevado de radiação do que qualquer procedimento de diagnóstico .

Efeitos

Como a radiação ionizante pode danificar as células e em seu DNA , a exposição a níveis elevados tem o potencial para aumentar o risco de cancro de um paciente no futuro . De acordo com um artigo de 1998 na revista " Pediatrics ", as crianças tratadas com radioterapia estão em maior risco de desenvolver cancros secundários mais tarde na vida .

Benefícios

Diagnostic X- raios permitir médicos para melhor avaliar e tratar determinadas lesões ou doenças de infância , enquanto que o risco de desenvolver câncer a partir do nível de radiação usada nestes testes é extremamente baixo. A radioterapia envolve mais exposição à radiação ionizante , mas pode ser um tratamento eficaz para o câncer , como os tumores cerebrais.

Considerações

Embora o risco é pequeno , a radiação ionizante é potencialmente mais prejudicial para as células em crescimento e tecidos em crianças do que para adultos , de acordo com uma estimativa citados os EUA pela Food and Drug Administration ( FDA ) , crianças menores de 10 anos pode ser várias vezes mais sensível para a mesma dose . Consequentemente, a FDA recomenda que os médicos evitar a exposição à radiação desnecessária em crianças , sempre que possível e manter as doses de radiação mais baixa possível ionizante.