casa | | Informação em Saúde >  | Saúde da Família | Childrens Saúde |

A radiação ionizante Efeitos Biológicos em Pediatria

Radiação ionizante é tanto uma ferramenta utilizada em pediatria e um problema de saúde ambiental relacionada à medicina pediátrica. Como uma ferramenta , que é utilizado em diagnósticos de uma vasta gama de condições , incluindo fracturas ósseas , perturbações dos órgãos internos , e cancro . No entanto , as crianças são sensíveis aos potenciais efeitos nocivos de tal radiação , levando os médicos a equilibrar cuidadosamente os riscos e benefícios e minimizar o uso . A radiação ionizante Radiação Ionizante

é a radiação que retira elétrons dos átomos e moléculas , criando íons positivos . Esta radiação pode ser partículas, como protões , neutrões ou núcleos de átomos , ou pode ser de ondas electromagnéticas . No caso de ondas electromagnéticas , que são as ondas mais energéticas que são ionizantes . Isto inclui algum ultravioleta ( UV) , bem como todos os raios- X e raios gama . Ionização de átomos e moléculas pode levar a danos do tecido humano .

De diagnóstico de raios-X
raios-x são um pilar em pediatria diagnóstico.

raios-X , um tipo de radiação ionizante , são um pilar do diagnóstico em pediatria. As radiografias de película planas (fotografias realizadas com raios X) são usadas para diagnosticar fracturas de ossos , e pode ser utilizado para diagnosticar as condições de muitos sistemas de órgãos internos diferentes . Os raios X também são usados ​​em tomografia computadorizada , onde muitos raios-X são tomadas .

Efeitos biológicos de diagnóstico de raios-X
Baixas doses de raios-X usados em radiografias planas de filme não são prejudiciais.

as doses utilizadas em radiografias planas de raios - X , raios -X não são prejudiciais para o tecido biológico . As doses de raios-X para que uma criança pode estar exposta durante uma tomografia computadorizada de corpo inteiro , no entanto, pode ser prejudicial , principalmente se muitos tomografias são realizadas dentro de um curto período de tempo. O Instituto Nacional do Câncer recomenda que os médicos limitar o uso e dosagens de tomografias em crianças , tanto quanto possível .
Radionuclides
medicina nuclear faz uso de compostos radioativos .

Um radionuclídeo é um composto radioactivo que possam ser injectados ou implantados no paciente , usualmente para fins de diagnóstico . No varrimento de PET , por exemplo , um metabolito , tal como a glucose alterada para tornar radioactivos , é injectado . O tipo de radiação usada é a radiação de positrões - partículas do mesmo tamanho de electrões , mas com a carga oposta . Células tumorais malignas pegar a glicose mais rapidamente do que outras células fazer, então , em seguida, os pósitrons são emitidos a partir de todas as células tumorais. Quando esses pósitrons colidem com elétrons , ambas as partículas são aniquiladas , formando dois raios gama de alta energia que podem ser detectados por um scanner. A quantidade de radionuclídeo utilizado é tão pequeno, ea quantidade de radiação produzida tão leve , que o tecido biológico não está danificado.
Therapeutic Radiation
As doses de radiação utilizadas no câncer de radiação a terapia é altamente prejudicial para o tecido biológico

de longe a maior parte da radiação prejudicial usado em pediatria que é utilizado como terapia para matar células tumorais . Na terapia de radiação , doses extremamente elevadas de raios -X, ou menos geralmente protões , é dirigido a um tumor . As doses utilizadas seria suficientemente elevada para causar a morte por doença de radiação aguda , se este não estivesse centrada apenas para o alvo , e se o resto do corpo não foi intencionalmente blindado . Agora que muitos pacientes curados de câncer infantil por terapia de radiação cresceram até a idade adulta , tem sido encontrado que essa radiação pode causar fibrose anos mais tarde, em tecidos saudáveis ​​que foram inadvertidamente expostas. Quando isso acontece no coração ou tecido pulmonar , o paciente sobreviver câncer pediátrico pode desenvolver graves problemas como um adulto.