casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | urinárias |

Cuidados com cateteres

Existem várias razões pelas quais um paciente pode precisar de um cateter . Um cateter é um tubo que vai da bexiga, através da uretra e drena urina dentro de um saco . Cateteres exigem um cuidado especial para garantir que eles funcionem corretamente e não ser infectado. Há dicas e informações sobre o seu cateter que irá certificar-se que você está dando a atenção adequada a ela. Cuidados Gerais

Se você não consegue urinar normalmente , o médico pode prescrever um cateter . Isto pode ser um resultado de vários problemas médicos , tais como um aumento da próstata após a cirurgia ou outras condições médicas . Um cateter pode ser uma situação de curto prazo, ou o cateter pode ser mantido em longo prazo.

Passos para ter certeza que seu cateter é tratado com cuidado devem primeiro registrar a quantidade de urina no saco de cada vez você esvaziá-la . Isto dá a seu médico um registro de quanto você está urinando durante o dia e noite. Sempre verifique a tubulação para se certificar de que a tubulação está em boas condições - que não possui dobras ou furos. O saco deve ser sempre mantida abaixo do nível da bexiga , de modo que ele pode escoar sem ficar apoiada , bem como para ajudar a prevenir as infecções . Isto é verdade para qualquer posição que você está em: sentado, em pé , deitado ou caminhando . Uma vez que a urina sai da bexiga , que tem o potencial de ser infectado por desenvolver o fluxo de retorno . O saco não deve também ser irritantes para a pele ou a área onde ele está ligado - como a perna . Verifique se há vermelhidão, áreas de matérias sobre a pele , rachaduras ou drenagem .
Prevenção de Infecções

Um dos problemas mais comuns com cateteres permanentes é a capacidade para que comecem infectado . O cuidado apropriado para se certificar de que as bactérias não entrar na uretra ou onde o cateter atende a pele é muito importante. Sem limpeza e desinfecção adequada , os germes podem viajar dentro do corpo por meio do tubo do cateter .

Limpa toda a área onde o cateter entra no corpo . Também deve limpar a parte superior do cateter , de vários centímetros do tubo fora da entrada para dentro do corpo . Para limpar , use um sabonete antibacteriano ou uma solução particular o seu prestador de cuidados de saúde pode ter recomendado. Atenção aos sinais de irritação que poderia resultar em infecção da pele. Avise seu médico se você notar qualquer vazamento de urina ao redor do cateter , ou se o cateter , acidentalmente, se retirou .

Considerações

Se o seu cateter não parece estar funcionando corretamente , você precisa avisar o seu médico. Se você desenvolver estes sintomas , informe o seu médico de imediato: febre, calafrios , suores incontroláveis ​​, dor abdominal , dor nas costas , dor ao redor da uretra e urina turva e mal-cheirosa . Estes são sinais de complicações e deve ser levado a sério.

Cateteres também têm o potencial de danificar a uretra devido ao puxão excessiva no tubo ou saco. Extrema precaução precisa ser feito para se certificar de que o tubo não é puxado por diante. Se houver puxando , você pode ver o sangue na urina na bolsa. Se o sangue desaparece rapidamente, mais do que provavelmente não houve danos graves e devem apenas ser vigiados de perto . No entanto, se houver sangramento excessivo ou não esclarecer , você deve consultar o seu médico imediatamente.