casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | tumores |

Procedimentos de Teste de PSA

Um antígeno prostático específico ( PSA) é usado principalmente como rastreio precoce de câncer de próstata antes dos sintomas da doença aparecem . O teste mede os níveis sanguíneos da proteína produzida pelas células da glândula da próstata . O câncer de próstata não é a única condição que faz com que os níveis de PSA para ser elevados , e níveis elevados de PSA por si só não são razão suficiente para diagnosticar o câncer de próstata.
Os homens mais velhos devem ter sua próstata verificada.
Quem deve ser testado ? recomendações

dos médicos sobre quem deve ser testado variam , mas a Food and Drug Administration aprovou o uso do teste de tela homens com mais de 50 para a próstata câncer e monitorar seus níveis de PSA após o tratamento para câncer de próstata para verificar se há recorrência do câncer. No entanto , o teste é polêmico porque ainda não se sabe se ele realmente salva vidas , ou se os seus riscos superam seus benefícios. A biópsia da próstata pode produzir sangramento e infecção e tratamento do câncer de próstata pode resultar em complicações, incluindo incontinência e impotência. Os benefícios e riscos deste e de outros testes de câncer de próstata e tratamento do câncer de próstata deve ser levado em conta quando decidir fazer um teste de PSA .
Como é feito o teste?

O teste de PSA é um exame de sangue. Um técnico de laboratório ou outro médico irá inserir uma agulha num vaso sanguíneo e retirar um frasco de sangue para o teste. Se a amostra de sangue revela um nível elevado de PSA , o teste provavelmente será seguido de um exame de toque retal no qual o médico irá inserir um dedo no reto para sentir a próstata para o alargamento ou protuberâncias.
como são resultados expressos ?

o nível de PSA no sangue é geralmente relatado como nanogramas por mililitro ( ng /ml) , mas não há consenso sobre os níveis normais ou anormais. Os médicos consideram geralmente 4,0 ng /mL para ser normal, mas o câncer de próstata foi diagnosticado em homens com níveis de PSA abaixo de 4,0 ng /ml , e os homens com níveis de PSA acima do benchmark 4,0 ng /mL foram encontrados para estar livre do câncer após nova teste . Além disso , os níveis de PSA são conhecidos para aumentar com a idade . Devido a esses fatores , um único teste de PSA mostrando mais do que 4,0 ng /mL não significa , necessariamente, uma biópsia é necessária . O médico pode optar por ter uma abordagem de "esperar para fazer um teste mais tarde " .

Limitações do teste

Pequeno, de crescimento lento tumores de próstata nunca pode tornar-se vida ameaçador , então detectá-los não significa necessariamente prolongar a vida do paciente. Além disso, testes de PSA não ajudar um homem com um tumor agressivo que já se espalhou para outras partes do corpo antes de ser detectado . Entre 65 e 75 por cento dos homens com um nível elevado de PSA que obter uma biópsia não vir a ter câncer , ou seja, o nível de PSA é elevado por um motivo diferente , mas mais testes para câncer aumenta os riscos , custos e ansiedade para o paciente.

pode o teste de PSA pode ser melhorado?

o Instituto Nacional do Câncer informa que os cientistas estão estudando maneiras de melhorar o teste de PSA , na esperança de ser mais capaz de distinguir entre cancerosos e condições benignas e entre tipos de câncer de crescimento lento e agressivos. Além disso , os testes completamente diferentes estão sendo pesquisadas por seu potencial para detectar o câncer de próstata seja sozinho ou em conjunto com o teste de PSA .