casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal |

Qual é o tamanho de uma pedra nos rins

Algumas pedras nos rins permanecerá no rim e nunca causar quaisquer problemas. Outros irão movimentar para fora do rim e para o ureter . É quando surgem problemas e dores potenciais. A gravidade dos sintomas e se a intervenção médica é necessária depende do tamanho e forma da pedra nos rins . Definição

Os rins são responsáveis ​​por duas funções muito importantes: Eles removem os resíduos do sangue e controlam o volume de sangue através da remoção ou restauração de água. Os resíduos de produtos incluem minerais que normalmente permaneciam dissolvidos na urina , mas sob determinadas condições , formam em pequenos cristais . Com o tempo, os cristais se agregam e se desenvolver em pedras.
Causas

pedras podem se formar se não houver água suficiente na urina para dissolver completamente os resíduos ou se existe um nível elevado de substâncias que normalmente formam -se em pedras --- cálcio e oxalato . A urina normalmente contém substâncias químicas que ajudam a formação de cristais de parada e se eles são baixos , há uma chance maior de uma pedra formando .
Inscrição

Pedras nos rins pode ser liso , irregular ou em forma staghorn . Muitas fontes afirmam que o tamanho de uma pedra nos rins varia de ser tão pequeno como um grão de areia para se tornar tão grande quanto uma bola de golfe . Pesquisadores da Universidade de Missouri publicou um estudo sobre o tratamento para "grandes" pedras nos rins no Jornal de Endourologia , em setembro de 2009. Eles consideraram qualquer pedra nos rins mais de 2,5 centímetros (cerca de uma polegada) a ser grande eo tamanho médio das pedras em seu estudo foi de 3 cm. Uma reportagem na Grã-Bretanha em janeiro de 2009 mostrou a imagem de uma pedra nos rins que pesava 2,5 £ e era do tamanho de um coco. Isso é muito raro, mas destaca o fato de que cada corpo é diferente. O tamanho ea forma desempenhar um papel importante se as pedras se mover para fora do rim .

Significado

Pedras nos rins que permanecem no rim normalmente não causam sintomas . Uma vez que eles saem do rim, dor é experimentada como eles se movem para o trato urinário. Este é o lugar onde o tamanho ea forma são importantes. Um , pedra pequena liso passa através do ureter mais facilmente do que um maior , irregular . Qualquer pedra vai causar dor , mas se ele é muito grande para passar facilmente através dos tubos estreitos do ureter , a dor continua como os músculos lisos tentar empurrar a pedra através do ureter. Pedras que são muito grandes ou irregulares são mais propensos a ficar preso, então o fluxo de urina pode ser bloqueado, dor aumenta , e uma infecção pode começar.
Tratamento

Médicos no estado de Delaware Urological Associates que pedras nos rins que são maiores do que 1 cm ( 0,39 polegadas) vai " raramente passam pelo sistema urinário , sem complicações. " Eles também notar que a possibilidade de uma pedra que passa naturalmente através do ureter , sem intervenção depende do tamanho da pedra . " Para pedras de menos de 3 mm de largura , a chance de passagem de pedra espontânea é muito alto. Pedras mais de 8 mm de largura são apenas cerca de 20 % de probabilidade de passar espontaneamente durante um ano. "

Se o seu médico recomenda permitindo a pedra para passar através da urina , naturalmente, você pode ser prescrita medicação para a dor e você precisa beber muita água. Se for necessária a intervenção , a primeira escolha é litotripsia extracorpórea por ondas de choque ( LECO ) . Isso envia ondas de choque através do corpo que não prejudiquem outros tecidos , mas que vai quebrar pedras em pedaços menores que podem ser passados ​​através da urina. Se a pedra for muito grande, pode ser necessário outras técnicas minimamente invasivas ou cirurgia.