casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Questões hormonal |

Os efeitos do excesso de cortisol

O cortisol é uma das hormonas que são produzidas em resposta ao stress . Combinado com outros hormônios do estresse como a adrenalina , o cortisol fornece uma explosão de energia e prepara o corpo para se defender contra a ameaça ou fugir dela . O cortisol também ajuda a regular a pressão sanguínea , a resposta imunitária , a produção de insulina e metabolismo de glucose . Em níveis normais , o cortisol é importante na capacidade do corpo para manter a homeostase . Os níveis elevados , no entanto , podem ter efeitos negativos ao longo do tempo .
Um estilo de vida estressante pode elevar seus níveis de cortisol , levando à disfunção física e da doença.
causas do excesso de cortisol

Um dos chamados " hormônios do estresse ", o cortisol é produzido em maiores níveis em pessoas que sofrem de estresse crônico. Lab Tests Online diz que, além de estresse , outras causas de aumento dos níveis de cortisol incluem a gravidez , doença, hipertireoidismo, obesidade e uso de alguns medicamentos , incluindo pílulas anticoncepcionais e hidrocortisona.

gordura abdominal

Os pesquisadores descobriram uma ligação entre níveis elevados de cortisol e aumento da gordura abdominal. Dr. Jonathan Purnell , um professor associado de medicina ( endocrinologia , diabetes e nutrição clínica) na Escola da Universidade Oregon Health & Science of Medicine, disse que os níveis de cortisol sobem em mulheres quando seus níveis de estrógeno caem medida que se aproximam da menopausa. A presença de gordura abdominal tem sido correlacionada com risco aumentado para doenças cardiovasculares e diabetes.
Fadiga adrenal

níveis de cortisol constantemente elevadas , eventualmente, levar à fadiga adrenal , segundo Marcy Holms , NP Saúde da Mulher e certificado médico menopausa em WomenToWomen.com . Quando as glândulas supra-renais são forçados a produzir um excesso de cortisol em resposta ao estresse crônico, acrescenta o Dr. Marcelle Pick, OB /GYN NP , as glândulas não pode regular adequadamente a produção de outros hormônios , o que causa desequilíbrio hormonal. Com o tempo, isso leva à fadiga adrenal , com sintomas que incluem déficit cognitivo, distúrbios do sono , alterações de humor e depressão.
Efeitos adicionais

Holmes diz que a exposição prolongada quando em excesso cortisol leva à fadiga adrenal , sintomas adicionais ocorrem frequentemente , incluindo insônia , acne, queda de cabelo , falta de função imunológica , fadiga e ganho de peso. Ele também é um fator de condições relacionadas , incluindo fibromialgia, síndrome da fadiga crônica , artrite e menopausa prematura .
Síndrome

Também chamado de hipercortisolismo de Cushing, síndrome de Cushing é uma coleção de sintomas que se desenvolvem quando o corpo tenha sido exposto a um excesso de cortisol ao longo do tempo . A condição é rara. Os sintomas da doença , de acordo com a Mayo Clinic, incluem uma corcunda entre os ombros , rosto inchado e estrias descoloridas na pele. Se não for tratada , pode também levar à hipertensão , perda óssea e diabetes.