casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Toxicodependência |

Prevenção Primária de Abuso de Substâncias

abuso de substâncias psicoativas por adolescentes pode interferir com o desenvolvimento psicossocial adequado , causando problemas acadêmicos , sociais e emocionais. Adolescentes que abusam de substâncias , muitas vezes tornam-se adultos viciados em drogas que experimentam , problemas legais , físicos e psicológicos, interpessoais financeiras como resultado de seu abuso de substâncias. Enquanto algumas pesquisas afirma que os programas de prevenção do abuso de drogas pode produzir duradoura e reduções significativas no consumo de drogas , uso de drogas entre os adolescentes tem se tornado tão comum desde os anos 60 psicodélicos , é geralmente considerado um rito de passagem. Estratégias de prevenção que não funcionam

Pesquisas têm demonstrado que algumas estratégias de prevenção não funcionam. Fornecer apenas informações sobre as drogas e seus efeitos , em uma tentativa de assustar os jovens longe do consumo de drogas, não tem se mostrado eficaz. A construção de auto -estima, a clarificação de valores , palestras e grandes montagens com a finalidade de educação sobre drogas também não conseguiram produzir resultados positivos. Estratégias que foram encontrados para ser eficaz são listados e descritos a seguir.
Normativa Educação

educação Normativa é o processo de educação dos jovens sobre o baixo percentual de jovens que realmente abusam de drogas e álcool. Uma vez que é a crença geral entre os adolescentes e, infelizmente, os seus pais que a maioria das crianças usa drogas , os jovens são tentados a experimentar álcool e outras substâncias para se ajustar, ou para ser mais como as outras crianças . Pesquisas reais e sondagens de opinião retirados de outros jovens e colegas são utilizados para provar que a noção de que "todo mundo está fazendo isso " é falsa. Se o adolescente típico tem de ser como as outras crianças , a estratégia vai, em seguida, ensinar-lhes que a maneira de fazer isso é evitar o álcool e uso de drogas.

Habilidades sociais e fatores protetores

estratégias de prevenção de habilidades sociais se concentrar em ensinar aos jovens as habilidades sociais que são negativamente correlacionados com abuso de substâncias. Essas habilidades sociais incluem conforto entre os seus pares , com a tomada de decisões , comunicação e comportamento assertivo. Estratégias fator protetor incentivar aspectos positivos da vida diária, ao invés de focar no uso de drogas, ou abuso. Os fatores de proteção incluem ações positivas , como a fixação de metas , o potencial reunidos em realização, o trabalho voluntário , o respeito pelos outros e eu, e construir relações positivas com seus pares.

Recusa Skills

habilidades de recusa de drogas são habilidades importantes para os jovens que não desejam usar drogas ou álcool, mas a falta de habilidades assertivas . Treinamento de habilidades de recusa da droga está disponível em muitos programas de prevenção de drogas, e inclui sessões de role-play , durante a qual um jovem age como a pessoa a ter problemas recusando ofertas sob pressão , e outros amigos role-play , parentes ou conhecidos que tentam persuadir a pessoa a experiência com drogas ou álcool, ou continuar o uso. Vale a pena notar que o treinamento de habilidades de recusa de drogas não será útil para aqueles jovens que querem usar drogas ou álcool , devido à curiosidade, ou porque a sua experiência prévia com um ou outro foi positivo .