casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | doenças |

Prevenção de doenças zoonóticas

doenças zoonóticas são aquelas que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos , de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) . Embora a maioria dos seres humanos entram em contato com os animais ao longo do tempo , a questão das zoonoses é de especial preocupação para as pessoas que passam muito do seu tempo em torno de animais e que são rotineiramente em estreito contacto com eles. Tais pessoas incluem agricultores, tratadores , proprietários de lojas de animais , veterinários e treinadores de animais . Agentes de Infecção

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define uma zoonose , ou zoonose , como "qualquer doença ou infecção que é naturalmente transmissível de animais vertebrados para os seres humanos . " A OMS também ressalta que enquanto a maioria das zoonoses são viral, bacteriana ou parasitária em sua origem, um punhado pode envolver agentes não convencionais , tais como fungos ou pria (agentes infecciosos à base de proteínas ) .

Patologias conhecidas

doenças zoonóticas são mais de 150 , de acordo com uma ficha técnica publicada pela Universidade do Estado de Utah ( USU ) Cooperative Extension . Embora alguns destes são raramente vistos , há muitas que são familiares para o público em geral . Estes incluem o antraz, peste bubônica, hantavírus , raiva e até mesmo AIDS. A cepa de gripe que matou milhões na pandemia de 1919 é dito ter originado em uma manada de porcos sendo levantadas perto de Fort Riley , no Kansas. Outra cepa de gripe suína , originários começou a fazer as rondas , em 2009.

Dicas para donos de animais

Mesmo os animais de estimação que são quase uma parte da família pode representar um perigo para a saúde . No entanto, como o CDC aponta, os riscos podem ser drasticamente reduzido , seguindo algumas orientações do senso comum . Lave bem as mãos depois de tocar em animais de estimação, e se certificar de que seus animais de estimação estão sob os cuidados de um veterinário para minimizar as chances de uma infecção parasitária . Evite o contato com as fezes de seus animais de estimação ou de quaisquer outros animais.

Segurança do Trabalho

Pessoas cujo dia -a-dia rotinas de trabalho trazê-los em contato próximo com os animais também pode reduzir os seus riscos tomando algumas precauções no local de trabalho . A ficha USU , embora dirigida principalmente a aqueles que lidam com o gado , oferece o conselho que pode ser usado por outras pessoas. Dicas incluem evitar o contato entre o gado e os animais selvagens; manutenção da sanidade animal escrupuloso , bem como a higiene pessoal ; garantir que todas as vacinas em animais são atuais ; evitando a superlotação de animais; e vestindo uma máscara de poeira ao limpar áreas onde excrementos de animais podem ser encontrados .
evitar picadas e arranhões

mordidas de animais e os riscos, não importa o quão inócuo que parecem, deve ser tratadas imediatamente e viu os sinais de infecção . Mordidas e arranhões fornecer meios para a transmissão de algumas doenças zoonóticas , bem como uma via para outros tipos de infecções , tais como a do tétano . Se mordido ou arranhado por um animal de estimação , fazenda animal ou de animais silvestres , lave o ferimento cuidadosamente com um sabão antibacteriano . Esfregue a área por três a cinco minutos, lave e esfregue novamente. Se ele tem sido mais de 10 anos desde que você teve uma vacina antitetânica , consulte o seu médico logo que possível.