casa | | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios de sangue |

Tipos de Agentes patogênicos

patógenos sanguíneos referem-se a microorganismos patogênicos , como vírus e bactérias , que podem existir no sangue e causam doença em seres humanos. Estes patógenos são transmitidos de uma pessoa para outra através do contato com fluidos corporais infectados. Há muitos agentes patogénicos sanguíneos diferentes. Os tipos mais perigosos de patógenos veiculados pelo sangue são: Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), vírus da hepatite C (HCV ) e Vírus da Hepatite B (HBV) . Vírus da Imunodeficiência Humana

HIV ataca o sistema imunológico. À medida que o sistema imune se deteriora , o corpo é feito susceptíveis a outras doenças mortais . Eventualmente , o HIV vai conduzir ao desenvolvimento de SIDA , síndroma de imunodeficiência adquirida . AIDS é uma doença fatal , sem cura conhecida, embora o tratamento avançou muito ao longo dos anos . Pode demorar muitos anos para desenvolver AIDS do HIV.

Como todos os agentes patogênicos transmitidos pelo sangue , este vírus pode entrar em seu corpo através do contato sexual, feridas abertas , bolhas, ou abrasões , bem como as membranas mucosas da olhos, nariz e boca. Por isso, é especialmente importante para as equipes de emergência e aqueles na indústria de cuidados de saúde para tomar medidas de protecção adequadas , sempre que lidar com sangue potencialmente contaminado .
Vírus da Hepatite B

Hepatite B causa uma infecção e inflamação do fígado . É transmitida principalmente através do contato sangue com sangue e pode causar condições sérias como cirrose e câncer de fígado. Embora não haja cura para a hepatite B, a vacina está disponível desde 1982 , um avanço que , desde então, reduziu o número de infecções por HBV entre as crianças e adolescentes. A vacina consiste em uma série de três tiros que gradualmente se acumula a imunidade do organismo ao vírus.

Acordo com a equipe da Clínica Mayo , a maioria dos adultos que estão infectadas com hepatite B vai se recuperar totalmente . No entanto, as pessoas infectadas devem sempre se lembrar de tomar as devidas precauções , a fim de evitar a propagação do HBV.
Vírus da Hepatite C

hepatite C é considerada a ser o mais letal dos vírus da hepatite. É uma das principais causas de doença hepática aguda e crônica , que inclui cirrose e câncer. A maioria das pessoas com hepatite C não sabem que estão infectadas com o vírus até que os sintomas de lesão hepática começam a aparecer, o que pode ser anos após a infecção ocorreu. A causa mais comum de infecção é o contato com sangue contaminado por meio do compartilhamento de agulhas durante o uso de drogas ilegais .

Se HCV está causando alterações hepáticas apenas ligeiras , nenhum tratamento pode ser necessário. Acompanhamento de exames de sangue simples irá monitorar a saúde do fígado. Caso contrário, os medicamentos antivirais serão prescritos . Por fim , em casos de graves danos , de um transplante de fígado pode ser necessária. Uma vez que o fígado saudável está em vigor, e por causa de um transplante não cura da hepatite C, o acompanhamento do tratamento com medicação antiviral é necessária.