casa | | Informação em Saúde >  | câncer | Tratamento por radiações |

Efeitos secundários da radioterapia em mulheres idosas

As mulheres idosas que estão lutando contra as formas comuns de câncer têm maior suscetibilidade para efeitos colaterais do tratamento de radioterapia. A terapia de radiação envolve o princípio de administração de dose elevada de radiação para matar células cancerosas . O tratamento de radiação apresenta efeitos colaterais significativos em pacientes geriátricos fêmeas altamente sensíveis e a extensão dos efeitos colaterais da terapia de radiação depende da tolerância da mulher idosa para tratamento . Envelhecimento

O envelhecimento é uma miríade de mudanças físicas , psicológicas e fisiológicas. As mulheres idosas experimentam alterações hormonais , principalmente com um sistema imunológico menos agressivo para afastar a ocorrência de várias doenças como o câncer. Pesquisador J. Hansen, afiliado com o Danish Cancer Society, Institute of Cancer Epidemiology, identificou os cânceres mais comuns que afligem as mulheres idosas - de mama , cólon, pulmão e câncer de estômago. Todas as formas de câncer , muitas vezes necessitam de tratamento de radioterapia. O objectivo deste tratamento consiste em administrar a radiação de alta o suficiente para matar as células cancerosas . De acordo com a Roswell Park Cancer Institute , a resposta à terapia de radiação é bastante significativo com a idade e qualquer condição médica existente também afetará a extensão dos efeitos colaterais que o paciente vai sentir .
Tolerância

Há uma relação significativa entre a idade de uma pessoa idosa e sua tolerância à radiação que envolve a toxicidade presente em cima da exposição à radiação , de acordo com Jaime Gomez- Millan de Oncologia Stat. Os efeitos secundários irão variar de acordo com a dose de radiação administrada ao paciente e a tolerância do paciente . Há uma tolerância funcional reduzida a radiação entre os idosos, portanto, uma avaliação geriátrica completa é necessária para determinar os bons candidatos para terapia de radiação no tratamento de cânceres comuns entre as mulheres.
Side comum efeitos

Os efeitos colaterais mais comuns de radiação em pacientes idosos para cancros envolvem fadiga, problemas de pele e perda de apetite . Fadiga é comum entre pacientes menos tolerantes enquanto os problemas de pele são devido à exposição à radiação resultante para uma pele avermelhada , queimada e irritada. Perda de apetite pode levar a deficiências nutricionais e perda de peso. As mulheres idosas em tratamento com radiação para câncer de pulmão e de mama podem ter seios inchados e doloridos, enquanto a terapia de radiação para a região pélvica para câncer de cólon e estômago , provavelmente, causar irritação da bexiga e problemas digestivos.
Short Term Side efeitos

efeitos colaterais de curto prazo geralmente ocorrem horas após a radioterapia. Sintomas como náuseas, vômitos, desidratação , diarréia, dor de cabeça e dor de estômago são sinais comuns de efeitos colaterais da radiação.

Longo prazo efeitos colaterais

A exposição à radiação , muitas vezes resulta de efeitos secundários a longo prazo, que afloram anos após a exposição à radiação . Estes incluem o aumento da recorrência de câncer, danos celulares irreversíveis e os danos aos vasos sanguíneos .
Gestão

É melhor para uma mulher idosa não usar um sutiã se possível ou escolher um sutiã tecido leve sem underwire para evitar a irritação da pele após o tratamento de radiação para o peito e mama. Gestão de efeitos colaterais comuns de radiação, tais como náuseas e vómitos é evitar a ingestão de alimentos antes do tratamento . Sempre hidratar-se com fluidos quando você tem diarréia. Gestão de medicamentos tem como objetivo aliviar os efeitos colaterais sintomáticos de radioterapia e protege as células saudáveis ​​durante o tratamento .