casa | | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer de Pulmão |

Os efeitos do gás radônio exposição

Radon é o elemento 86 da tabela periódica , e um gás produzido pelo decaimento radioativo do urânio. Nos Estados Unidos , a exposição aos produzidos naturalmente radão interior é provável que a segunda principal causa de cancro do pulmão , depois de fumar . O perigo potencial representado por radônio depende da sua concentração no ar, mas a exposição prolongada é um risco de câncer conhecido . Enquanto 6-7 por cento dos lares americanos estão estimadas em concentrações de radão insalubres , mitigação a níveis seguros é bastante simples. Origens do Radon

Na natureza, radônio emerge da " cadeia de decaimento " de ocorrência natural de urânio -238 no solo. Normalmente urânio ocorre em pequenas concentrações ( ppm ) apenas algumas partes por milhão . Como o urânio naturalmente sofre decaimento radioativo, que acaba formando um isótopo do elemento rádio . Como o rádio continua ao longo da cadeia de decaimento , forma de gás radônio. Porque o urânio -238 tem uma meia- vida muito longa ( 4500 milhões anos ) , a exposição ao radão será uma preocupação para a saúde duradoura .
Como Radon Atende Humanos

Quando o cadeia de decaimento atinge radônio, seu estado gasoso deixa escapar do solo ou rochas e se mover para cima. Se há um edifício em seu caminho, os átomos de radão pode entrar através de fissuras naturais e imperfeições na fundação. As minas subterrâneas também podem ser fontes significativas de exposição ao radão para os trabalhadores.
Como Radon causa danos

Quando radônio sofre decaimento radioativo natural, que emite partículas alfa. Embora estas partículas são bastante inofensivas para fora do corpo , que pode causar danos substanciais ao DNA celular quando emitida no interior do corpo , tais como quando o ar que contém o rádon foi inalado para dentro dos pulmões . As partículas alfa podem iniciar reações em cadeia que quebram as ligações moleculares que prendem a cadeia de DNA em conjunto , causando erros no código genético de uma célula.

Às vezes, danos à cadeia de DNA pode ser reparado pelo corpo. No entanto , às vezes não pode. Enquanto as células com DNA danificado , muitas vezes morrem, ocasionalmente, o código danificado pode causar uma célula para começar a reproduzir fora de controle. Conforme aumenta a quantidade de radônio inalado , o mesmo acontece com o número de partículas alfa emitidas dentro dos pulmões , o número de células danificadas pelas partículas alfa e o risco de que uma dessas células poderia, eventualmente, tornar-se cancerosas .

medição de radônio concentrações

duas escalas podem ser usados ​​para medir perigo de radiação de radônio. A primeira medida é em picocuries (ICP) , que mede a intensidade da radiação. A EPA exige uma radon "nível de ação" de 4 pCi por litro de ar - a concentração na qual a mitigação de radão é necessário. A outra medida , becquerel (Bq) , mede o número de decaimentos radioativos que ocorrem a cada segundo em um determinado espaço . A EPA determinou um nível de 150 Bq por metro cúbico ação. De qualquer medição é suficiente para determinar a concentração de radão insalubre.
Reduzir o Risco

Uma avaliação do risco de radão começa com um teste de radônio. Um kit de teste de radão pode ser comprado em linha e em muitas lojas , e é enviado para um laboratório para a obtenção de resultados . O custo total da taxa kit e laboratório normalmente irá correr cerca de US $ 20 a US $ 50. Estratégias de mitigação

Radon incluem melhorar a ventilação , selagem de fissuras visíveis na fundação e, geralmente, a instalação de uma ventoinha de cárter para desenhar o ar concentrado - radônio debaixo a fundação para o exterior , antes que ele possa entrar na casa.