casa | | Informação em Saúde >  | câncer | Câncer do colo do útero |

As alterações físicas e bioquímicas causadas por câncer do colo do útero

O câncer cervical provoca diferentes alterações físicas e bioquímicas , dependendo de quão avançada ela é. Estágios iniciais de câncer do colo do útero só afeta o colo do útero , enquanto que as fases posteriores podem se espalhar para outros órgãos do corpo . O câncer cervical em seus estágios iniciais pode não ter sintomas enquanto o câncer mais progressivo pode causar irregularidades menstruais . Cancro do colo do útero pode ser tratado com cirurgia , quimioterapia ou radioterapia . Mudanças físicas

As alterações físicas causadas pelo câncer cervical são divididas em etapas definidas pela Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia . Em seus estágios iniciais , o tumor físico é limitado ao colo do útero e é pequeno o suficiente que só pode ser visto sob um microscópio. Mais tarde , o tumor pode crescer suficientemente grandes para serem vistas a olho nu , e pode propagar-se para o útero e a paramétrios , os tecidos próximos ao colo do útero . Em estágios avançados , o câncer pode se espalhar para a vagina, as paredes da pelve , e até a bexiga ou do reto . Câncer nestas fases posteriores podem bloquear os ureteres, os tubos musculares que levam a urina dos rins para a bexiga , causando disfunção urinária.
Alterações bioquímicas

Em fases posteriores da doença , o cancro do colo do útero podem propagar para os nódulos linfáticos , que afectam o sistema imunitário do corpo . Ele também pode se espalhar para outros órgãos, como os pulmões ou fígado, e afetam o funcionamento desses sistemas . Se o câncer se espalha para a bexiga , que pode afetar o processamento do corpo de toxinas.
Causas

As células cancerosas são células que se multiplicam sem controle , criando um tumor , ou de uma massa de células anormais . A causa desta anormalidade no colo do útero é desconhecida, mas o vírus do papiloma humano (HPV) certamente desempenha um papel como evidência de HPV é encontrado em quase todas as mulheres com câncer de colo do útero. No entanto , o HPV não é toda a história. Genética e estilo de vida também podem contribuir para as causas do cancro do colo do útero de fundo.

Sinais e Sintomas

câncer cervical precoce pode não causar sintomas , o que é uma razão que é importante para obter exames ginecológicos regulares. Câncer do colo do útero mais avançado pode causar sangramento vaginal anormal entre períodos menstruais , após a relação sexual ou após a menopausa. Outro sintoma é o corrimento vaginal aquoso, sangrenta e pesada que tem um odor estranho. Câncer do colo do útero também pode causar dor pélvica ou dor durante a relação sexual.
Tratamento

câncer do colo do útero pode ser tratada cirurgicamente , com radioterapia ou quimioterapia. Geralmente , o cancro que é limitada para o exterior do colo do útero envolve a cirurgia para remover as células cancerosas . Cancro do colo do útero invasivo que se espalhou mais longe do que o lado de fora do colo do útero pode ser tratada cirurgicamente pela remoção do útero . Para as mulheres com câncer de colo do útero avançado mais , uma combinação de radioterapia e quimioterapia é geralmente o tratamento mais eficaz .