casa | | Informação em Saúde >  | câncer | tratamentos de câncer |

Procedimentos Câncer Whipple

O procedimento Whipple é uma forma de tratamento do câncer usada para tratar câncer de pâncreas. É também referido como um pancreatoduodenectomia . É um processo altamente complexo , que envolve a remoção do pâncreas , bem como as partes do estômago e do intestino e /ou outros componentes do aparelho digestivo . De acordo com a American Cancer Society (ACS), que é uma operação arriscada que deve ser realizada somente por um cirurgião experiente . Cancro do pâncreas e do Procedimento de Whipple

O pâncreas está localizado entre a coluna vertebral e do estômago , bem no fundo do abdômen. Ele é constituído por uma cabeça, tronco e cauda , com a cabeça mais larga do que o corpo e a cauda sendo a parte mais estreita . É parte do trato digestivo , e produz hormônios e outros produtos químicos corporais , incluindo a insulina e glucagon , que ajudam com a digestão dos alimentos . A maioria dos cânceres de pâncreas começam nas células exócrinas , que são as células que produzem hormônios. O câncer de pâncreas é muitas vezes difícil de tratar, porque muitas vezes não é diagnosticada até que o câncer se espalhou para outros órgãos digestivos ou em outro lugar na região.
Padrão Whipple

A processo de Whipple padrão envolve a remoção da cabeça do pâncreas , e dependendo do grau de disseminação do cancro , também a remoção do corpo . Tipicamente , uma porção do intestino delgado e estômago , vesícula biliar , e das vias biliares são removidos , assim , se o cancro se espalhou para lá . O intestino delgado é então ligada à parte restante do canal biliar para permitir bílis para chegar ao fígado . Os gânglios linfáticos também são removidos como parte deste procedimento. A American Cancer Society adverte que este procedimento é muito perigoso, e que em alguns hospitais , mais de 15 por cento dos pacientes morrem de complicações relacionadas à cirurgia. A ACS adverte que Whipples só deve ser realizado em hospitais de câncer e /ou por cirurgiões especializados , e mesmo assim o risco de mortalidade por complicações ainda é de 5 por cento.
Radical Whipple

Whipple radical é semelhante a um padrão de Whipple . Linfonodo dissecção e a remoção do pâncreas e outros órgãos ainda é realizada . No entanto, um Whipple radical tenta preservar a área onde o estômago se esvazia em uma parte do aparelho digestivo chamado de duodeno.
Clássico Whipple

A Whipple clássico é também semelhante a um padrão de Whipple , mas remove mais do estômago ( até 40 por cento do estômago ) . De acordo com um estudo chamado Duodenopancreatectomia Versus Piloro - Preservar Duodenopancreatectomia , não é claro se esta cirurgia tem uma taxa notavelmente mais baixa de recidiva em relação a outras formas de cirurgias Whipple que preservam mais do estômago.
Pancreatectomia distal e esplenectomia

a pancreatectomia distal e esplenectomia envolve a remoção da cauda do pâncreas, e parte do corpo do pâncreas, bem como a remoção do baço . Normalmente, este tratamento é utilizado apenas para o tratamento de tumores de células das ilhotas (tumores na cauda ou corpo do pâncreas ) e não tumores encontrados no pâncreas exócrino . Assim, os pacientes cujos cânceres foram descobertos no pâncreas exócrino e /ou pacientes cujos tumores já se espalharam normalmente não são elegíveis para este tipo de procedimento de Whipple .