casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Qual é a importância da gordura total nos rótulos nutricionais?

Se você já olhou para o painel de informações nutricionais em um pacote de alimentos, está bem abaixo das calorias: Gordura total. É a primeira coisa que alguns dieters verificam antes de escolher um alimento, mas muitos têm uma visão simplificada da figura. Um alto número correspondente não significa necessariamente que a comida não é saudável, e um número baixo não significa que a comida é saudável. É tudo sobre o colapso do teor de gordura total.

Conteúdo de gordura

O teor de gordura total de um alimento é o total de todas as gorduras diferentes em uma única porção. Esse número é importante porque a gordura tem 9 calorias por grama - mais do que o dobro de carboidratos e proteínas. Isso significa que um alto teor de gordura total pode colocá-lo acima do seu limite de calorias muito mais rapidamente do que um alto teor de carboidratos ou proteína. É por isso que uma dieta com baixo teor de gordura pode ajudá-lo a perder peso - porque você pode comer muito mais alimentos com baixo teor de gordura sem acumular as calorias. Mas nem todas as gorduras são criadas iguais, e a quebra abaixo de "Gordura Total" é a parte importante da figura.

Gorduras Perdidas

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos exige que os produtores incluam a gordura saturada e trans teor de gordura no rótulo nutricional porque estas gorduras têm um efeito negativo na saúde humana. A gordura saturada é encontrada em carnes e produtos lácteos, e geralmente é sólida à temperatura ambiente - você pode vê-la no marmóreo em seu bife ou em um pedaço de manteiga. As gorduras trans são gorduras artificiais produzidas pela adição de hidrogênio às gorduras vegetais - você as verá listadas nos rótulos dos ingredientes como "óleos parcialmente hidrogenados" e são freqüentemente encontradas em margarinas e produtos de panificação. Estas gorduras podem aumentar o risco de doença cardíaca, aumentando os níveis de colesterol e também podem aumentar o risco de diabetes. Mantenha sua ingestão de gordura saturada abaixo de 10% do total de calorias e evite totalmente as gorduras trans.

Gorduras boas

As gorduras boas são gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas. Essas gorduras podem diminuir o risco de doença cardíaca, diminuindo seus níveis de colesterol, e ajudam seu corpo a absorver vitaminas lipossolúveis. A Food and Drug Administration dos E.U.A. não exige que estas gorduras sejam listadas separadamente no rótulo, a menos que o rótulo faça afirmações sobre os efeitos benéficos nos níveis de colesterol. Subtrair o teor de gordura saturada e gordura trans da gordura total deixa-o com o "bom" conteúdo de gordura. As gorduras "boas" são geralmente líquidas à temperatura ambiente, e incluem óleos vegetais e de nozes, bem como a gordura encontrada nos peixes.

Cuidado com "Baixo teor de gordura"

Muitos dieters cometem o erro de automaticamente escolhendo a opção "baixo teor de gordura", mas isso nem sempre é sábio. Alimentos que são naturalmente pobres em gordura, como frutas e legumes, são escolhas inteligentes. Mas os alimentos embalados com alegações de "redução de gordura" geralmente escondem surpresas. A gordura fornece muito do sabor e textura de muitos alimentos, e os produtores devem substituí-la por algo para evitar afetar o produto acabado. Em muitos casos, a substituição é de açúcar ou sódio adicional, ambos podem afetar negativamente uma dieta tanto quanto a gordura. Compare a versão de baixo teor de gordura com a versão completa de gordura - às vezes, a versão com baixo teor de gordura pode ter mais calorias, e muitas vezes tem mais açúcar e sódio. Quando nem a versão com baixo teor de gordura nem gordura parece ser uma escolha saudável, é melhor ignorar essa comida em particular.