casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Gestão de peso |

Efeitos a curto prazo de uma dieta rica em proteínas

Mudar de uma dieta ocidental padrão para uma dieta rica em proteínas é uma mudança drástica na fonte de combustível do seu corpo. Seu corpo pode ter dificuldade em processar as mudanças que vêm do aumento de proteínas e gorduras, diminuindo carboidratos e açúcares. Isso pode levar a efeitos fisiológicos de curto prazo que provavelmente diminuirão à medida que você continuar com a dieta. Dietas ricas em proteínas são consideradas dietas alternativas que diferem do que é recomendado pelo USDA. Verifique com seu médico antes de iniciar uma dieta rica em proteínas. Pobres perfis lipídicos no sangue

Em seu livro, “Protein Power Lifeplan,” Drs. Michael e Mary Dan Eades afirmam que muitos de seus pacientes relatam um aumento em seus números de lipoproteína de baixa densidade e colesterol total durante os primeiros seis meses da dieta, à medida que seus corpos se adaptam à ingestão de mais proteína e gordura; no entanto, o aumento é apenas temporário. Depois de seis meses, eles relatam, a maioria de seus pacientes em dietas ricas em proteínas tem diminuições significativas nos triglicérides, lipoproteínas de baixa densidade e colesterol total. A causa mais provável do aumento temporário é dupla, segundo os médicos. A primeira é uma falha na maneira como o colesterol LDL é calculado. O LDL não é uma medida real, mas um cálculo baseado em outros níveis de lipídios no sangue. Se houver uma queda significativa nos triglicerídeos com um aumento correspondente nas lipoproteínas de alta densidade e no colesterol total, isso pode resultar em um cálculo de lipoproteínas de baixa densidade que não reflete com precisão o número verdadeiro. Em segundo lugar, o tipo de LDL que ocorre no corpo com dietas ricas em proteínas é diferente do LDL que ocorre em uma dieta rica em carboidratos. A dieta rica em carboidratos LDL consiste em esferas pequenas, duras e pegajosas de lipoproteínas que se agarram facilmente às paredes arteriais, enquanto o colesterol com pouca carboidrato consiste em lipoproteínas grandes e fofas que não grudam nas artérias.

Micção Frequente e Sede Excessiva

Nos estágios iniciais de uma dieta rica em proteínas, é muito provável que você tenha experimentado um aumento na frequência urinária. De acordo com um artigo da “Self Magazine”, grandes quantidades de proteína na dieta têm um efeito diurético no corpo. O nitrogênio é um subproduto do metabolismo das proteínas e é tóxico para o corpo. O corpo responde à presença de nitrogênio puxando a água da água de seus tecidos para remover o nitrogênio, o que resulta em micção freqüente e sede excessiva. À medida que o corpo se adapta à dieta rica em proteínas, os níveis de sede e micção se normalizam.

Perda de peso inicial rápida

Dietas ricas em proteínas e pouco carboidrato resultam em perda de peso inicial mais rápida do que as dietas de baixa caloria , mas apenas durante os estágios iniciais da dieta, como observado no "American Journal of Clinical Nutrition". O estudo mediu a taxa de perda de peso em dois grupos separados - um grupo de dieta pobre em carboidratos e alta proteína e um baixo teor de gordura. Durante as primeiras 12 semanas, o grupo de alta proteína perdeu significativamente mais peso do que o grupo de baixa caloria e, na semana 36, ​​a perda de peso diminuiu entre os dois grupos. o efeito diurético de dietas ricas em proteínas.