casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Usos de um termômetro clínico

Termômetros clínicos, também conhecidos como termômetros médicos ou termômetros de médicos, são usados ​​para medir a temperatura corporal em humanos e animais. Os termômetros tradicionais usam líquidos termométricos (ou seja, álcool, mercúrio) para medir a temperatura nas cavidades do corpo - por via oral, retal, vaginal - ou em outros pontos axilares, como a axila. Muitos termômetros mais novos usam a radiação infravermelha para registrar a temperatura em pontos alternativos, como o tímpano (timpânico) ou a testa.

Temperatura corporal humana

A temperatura corporal humana é medida para refletir a saúde relativa. Uma temperatura significativamente elevada (ou às vezes diminuída) além da faixa normal pode indicar doença. Os termômetros clínicos normalmente medem uma faixa de 95 a 109 graus Fahrenheit (ou 35 a 40 graus Celsius). As temperaturas médias humanas normais estão geralmente na faixa de 97 a 99 graus, embora variações significativas sejam possíveis entre os indivíduos. Temperaturas de 100 graus ou mais indicam febre; para bebês, febres de 100,4 graus ou mais precisam de atenção médica imediata para descartar infecções graves.

Temperatura Corporal Animal

Os termômetros clínicos também podem ser usados ​​para medir a temperatura corporal em animais. Como em humanos, febres em animais podem indicar infecções ou doenças. Poucos animais serão realisticamente capazes de manter termômetros em suas bocas, a fim de registrar as leituras de temperatura. Portanto, as leituras devem ser feitas por via retal ou timpânica para garantir a precisão. Antes de tentar interpretar as leituras, familiarize-se com a faixa normal de temperaturas para as espécies de animais em questão e assegure-se de que a variação seja refletida no termômetro destinado a uso.

Prevendo Fertilidade Feminina

As mulheres podem usar termômetros para ajudar a prever períodos férteis. A temperatura corporal basal, ou TBB, é a temperatura mais baixa (linha de base) alcançada durante o repouso. A BBT é tomada por volta das 6 da manhã e após pelo menos cinco horas de sono. A BBT tipicamente atinge pelo menos 0,4 graus durante um período de 48 horas quando a ovulação ocorreu. BBT permanece elevado até a menstruação começar; se grávida, a TBB permanece ligeiramente elevada. Uma mulher que usa esse método para prever a ovulação precisará mapear as temperaturas por vários ciclos para prever a fertilidade ideal. Uma vez que ela tenha ovulado, é provável que seja tarde demais para se envolver em relações sexuais para alcançar a concepção durante esse ciclo; no entanto, ela pode usar BBT para confirmar que está ovulando e se familiarizar com seu ciclo.

Termômetros especiais de fertilidade estão disponíveis, mas termômetros clínicos padrão são suficientes para medir BBT. Termômetros clínicos devem ser lubrificados antes da inserção anal ou vaginal em humanos e animais, e devem ser completamente desinfetados e esterilizados antes e depois de cada uso.