casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Respiração bucal em crianças

Se seu filho costuma respirar pela boca, ele pode precisar de ajuda. Se não for tratada, a respiração regular pela boca, em vez do nariz, pode ter sérias repercussões na saúde das crianças. De acordo com o Dr. Yosh Jefferson, na edição de 23 de abril de 2010 do "U.S. News and World Report", a respiração bucal em crianças é muito mais séria do que a maioria das pessoas imagina. Jefferson diz que as pessoas que respiram pela boca estão "literalmente morrendo uma morte lenta que lhes rouba a aparência, a saúde, a longevidade e a qualidade de vida".

Sintomas

Se o seu filho respira pela boca, ela respirará principalmente com a boca aberta e sua respiração freqüentemente parecerá superficial e rouca. Ela pode roncar, ter círculos escuros sob os olhos, parecer sonolenta ou desatenta e ter mau hálito crônico. Os respiradores bucais tendem a crescer mais lentamente que as outras crianças, têm um queixo e mandíbula menores, lábios secos e tonsilas inchadas, de acordo com o site do dentista Dr. Joseph Sarkissian.

Causas

Alergias são a principal causa da respiração bucal. Crianças com congestão crônica ou grave podem ter dificuldade para respirar pelo nariz, e podem adquirir o hábito de respirar pela boca, relata Medical News Today.

Outras causas de respiração bucal incluem um desvio ou torto , septo, uso a longo prazo de uma chupeta e amígdalas aumentadas. Além disso, se seu filho suga o polegar, sua mandíbula pode ficar encurvada, resultando em uma via aérea restrita e uma probabilidade maior de que ela recorra à respiração pela boca, observa o Dr. Sarkissian.

Aparência |

Boca a respiração pode levar a anormalidades ósseas que alteram a forma do rosto do seu filho, causando alterações na aparência que podem ser difíceis de corrigir. Se o seu filho for respirador bucal, pode ter dentes tortos e um sorriso gengival. Seu rosto pode parecer excessivamente longo e estreito, e sua mandíbula pode se projetar visivelmente.

Crescimento e desenvolvimento

Se seu filho respirar pela boca, isso pode afetar seu crescimento e desenvolvimento. A respiração pela boca rouba o corpo de oxigênio e faz com que muitas crianças durmam mal. Se seu filho dorme mal, seu corpo pode não liberar os hormônios de crescimento necessários para o desenvolvimento adequado, e ela pode parecer menor que a média para sua idade, relata Medical News Today.

Crianças que respiram pela boca podem encontrar dificuldades na escola. A falta de sono pode levar a uma baixa concentração e dificuldade para completar tarefas, e os respiradores bucais podem ser diagnosticados com transtorno de déficit de atenção ou rotulados como hiperativos. Se seu filho tiver problemas de concentração na escola, fale com seu médico sobre possíveis problemas relacionados à saúde.

Efeitos na saúde

Dr. Steven Y. Park, especialista em ouvido, nariz e garganta em Nova York, diz que a respiração bucal pode afetar negativamente a frequência cardíaca e a pressão sangüínea do seu filho. A respiração pela boca também pode amortecer o sentido do paladar e do olfato do seu filho, o que pode levar a problemas de apetite ou peso reprimidos. Além disso, a respiração bucal pode fazer com que as amígdalas inchem e se tornem visivelmente aumentadas. As amígdalas grandes podem obstruir as vias respiratórias do seu filho, tornando ainda mais difícil a respiração pelo nariz.

Se a respiração bucal do seu filho se deve a alergias, o seu estado pode melhorar com a medicação. Converse com o médico do seu filho sobre a eficácia e os possíveis efeitos colaterais do tratamento da respiração bucal com medicação alergia.

O seu médico pode recomendar uma cirurgia para tratar a respiração bucal. Um cirurgião de ouvido, nariz e garganta pode optar por remover amígdalas inchadas e adenóides para ajudar o seu filho a respirar pelo nariz. Dentistas podem caber seu filho com aparelhos projetados para alargar o palato e abrir os seios e passagens nasais.

Aviso

Se o seu filho respira consistentemente pela boca, leve-o ao médico ou a um dentista para avaliação. Respirar pela boca pode ter efeitos sérios e a maioria das crianças requer alguma forma de tratamento. , , ] ]