casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Lista de quatro funções do brincar no desenvolvimento da infância

A frase “brincar é trabalho de criança” ilustra a importância do brincar no desenvolvimento infantil. Os trabalhadores de saúde infantil identificaram várias funções críticas de desenvolvimento do jogo. O Centro Nacional para Bebês, Crianças e Crianças explica em seu site Zero to Three que muitos aprendizados ocorrem enquanto as crianças brincam. A brincadeira tem pelo menos quatro funções críticas que contribuem para as principais áreas do desenvolvimento infantil.

Tipos de brincadeiras e desenvolvimento |

Quando seu filho brinca, ele está se divertindo, mas ele também está envolvido em um processo complexo de aprendizado. e o desenvolvimento. O escritório de Extensão da Montana State University lista 11 tipos de brincadeiras, incluindo desocupado, solitário, espectador, físico-motor, construtivo e fantasia, que ocorrem ao longo de um contínuo, à medida que as crianças crescem e desenvolvem as habilidades e capacidades necessárias. Por exemplo, as crianças estão envolvidas em brincadeiras desocupadas quando se concentram em movimentos aleatórios. Das idades de 3 meses a 3 anos, as crianças progridem através de vários tipos de brincadeiras, observando outras crianças brincando com outras crianças. Brincar ajuda seu filho a se mover através dos marcos do desenvolvimento ao longo da estrada para a vida adulta.

Cognitivo

As crianças aprendem fazendo, o que dá ao jogo uma função cognitiva. O jogo desenvolve habilidades cognitivas quando as crianças precisam pensar e lembrar processos e regras. As crianças desenvolvem habilidades de linguagem e aprendem sobre o mundo e como ele funciona. Durante o jogo, as crianças aprendem sobre tamanhos, formas, cores e texturas. O Peek-a-boo ensina às crianças que objetos invisíveis ainda existem. O brincar incentiva as crianças a explorarem a criatividade e a imaginação. À medida que as crianças resolvem problemas durante o jogo, elas aprendem a raciocinar e a desenvolver suas habilidades de tomar decisões.

Física

A função física do brincar ajuda as crianças a desenvolverem músculos, ossos e resistência fortes. Brincar ajuda a desenvolver o cérebro quando as crianças interagem com as pessoas e o mundo ao seu redor. Brincar com uma criança enquanto ela está de bruços ajuda a fortalecer os músculos do pescoço. As crianças aprendem a engatinhar, andar, correr e pular enquanto aprendem a usar grandes grupos musculares no desenvolvimento motor grosso. Habilidades motoras finas são desenvolvidas quando as crianças pegam os brinquedos, seguram um giz de cera, usam blocos de construção e cantam canções que ensinam gestos com as mãos ou outros movimentos. Brincar ajuda as crianças a desenvolver equilíbrio, velocidade e coordenação.

As crianças desenvolvem habilidades sociais através de brincadeiras quando aprendem sobre revezamento e compartilhamento, regras, negociação, cooperação e resolução de conflitos. Seu filho aprenderá quais comportamentos são inadequados, como bater, e como se desculpar e fazer as pazes. As crianças precisam das habilidades sociais aprendidas durante a brincadeira para entrar no mundo adulto. Enquanto brincam com os outros, as crianças começam a desenvolver características como gentileza, empatia e autocontrole. As crianças começam a desenvolver a moral e a compreender mais sobre as consequências.

emocional

A função emocional do brincar no desenvolvimento da criança começa com o vínculo parental. Quando você brinca com seu filho, ele aprende que ele é amado, sua auto-estima é reforçada e ele aprende como construir relacionamentos saudáveis, de acordo com o site Zero to Three. Seu filho aprende a ter sucesso através do brincar, mas ele também aprende a reagir ao desapontamento. Como ele domina seu mundo, ele desenvolve novas habilidades, adquire mais conhecimento e constrói sua confiança e resiliência. O brincar dá ao seu filho oportunidades de se desenvolver e descobrir seus interesses e pontos fortes.