casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como lidar com uma criança adolescente imatura

Os adolescentes pais nunca são fáceis, mas não deve parecer que você está enfrentando os "dois terríveis" novamente. Gritar e palestrar não funcionará com adolescentes indisciplinados e infantis. Se você lida com um adolescente imaturo mudando a maneira como responde a ele, é mais provável que você veja resultados positivos.

Lembre-se de como era ser um adolescente. No meio de um conflito, é fácil esquecer que uma vez você pensou que se divertir era mais importante do que cuidar dos negócios. Tente entrar em contato com o que está acontecendo dentro de sua cabeça; empatia com o adolescente faz com que ele se sinta cuidado e compreendido. Quando você está se comunicando de uma maneira amorosa, é mais provável que seu filho ouça e aceite o que você diz para o coração.

Defina limites e mantenha a consistência. A adolescência diz respeito à independência e à liberdade, mas as crianças ainda precisam de estrutura. Estabelecer as regras básicas e impor as consequências cria uma atmosfera de respeito em sua casa, mas não se esqueça de respeitar seu filho adolescente em troca. Se ele está reclamando que todos os seus amigos têm um toque de recolher mais tarde do que o dele, considere dar-lhe uma extensão. Recompense-o pelas coisas que ele faz corretamente, e ele pode começar a agir com mais idade.

Ensine-o a ser mais auto-suficiente. Se você der mais responsabilidade ao adolescente - e as habilidades que ele precisa para administrá-lo - ele provavelmente começará a se comportar de maneira mais madura. Incentive-o a encontrar um emprego para que ele possa aprender novas habilidades e depositar suas economias na faculdade ou em um carro. Mostre-lhe como fazer uma carga de roupa ou cozinhar uma refeição simples; ele começará a apreciar a energia necessária para cuidar de si mesmo, e ele deixará de esperar que você faça tudo por ele.

Permita que ele tenha tempo para explorar. Os adolescentes adoram apenas "sair", e às vezes há valor no tempo que seu filho passa sem fazer nada em particular. Se ele quiser caminhar infinitamente pelo shopping, ele provavelmente não ganhará nenhuma maturidade. Se, por outro lado, ele está fazendo barulho no porão com seu violão, ele pode estar aprendendo uma valiosa lição sobre perseverança. Dê ao seu filho o espaço que ele precisa para fazer descobertas sobre si mesmo e sobre a vida em geral.

Deixe-o falhar. A maturidade vem da aprendizagem das lições da vida, e seu filho adolescente não terá a oportunidade de aprender com os erros dele se você resolver todos os problemas dele ou impedi-lo de correr riscos saudáveis. Apoie seu desejo de tomar algumas decisões por conta própria e, em seguida, recue um pouco. Se ele quiser pular a dança da escola porque acha que é muito tradicional para o seu gosto, não entre em uma discussão sobre isso. Quando ele for mais velho, ele pode olhar para trás e perceber que perdeu por não se adequar e comparecer a um encontro; se o fizer, ele não saberá cometer um erro semelhante no futuro.

Dica

O psicólogo infantil Kenneth N. Condrell explica que a rebelião é natural quando se trata de adolescentes. . Deixe seu filho expressar sua independência crescente de maneira apropriada. Se isso não afetar negativamente seu futuro, é mais eficaz não combatê-lo. Levantar adolescentes maduros envolve mais do que comunicação e disciplina. Modificar seus próprios comportamentos imaturos é necessário se você quiser definir o tipo de exemplo que um adolescente está mais apto a respeitar e seguir.

Avisos

Embora definir limites possa ajudar a manter um garoto imaturo alinhado , O Dr. John McKinnon adverte contra fazer ameaças ocas ou extremas. Se as consequências para o seu comportamento forem inadequadas ou você não as mantiver, perderá toda a credibilidade. Alguns problemas de comportamento adolescente estão fora do que é normal. Procure aconselhamento para um adolescente que esteja envolvido em atividades perigosas.