casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Couve-de-bruxelas e hipotireoidismo

Sua glândula tireoide produz hormônios essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, crescimento, desenvolvimento, função reprodutiva e outros processos fisiológicos. O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide não atende à demanda do corpo por hormônios da tireóide, causando sintomas em seu corpo que variam de desconfortáveis ​​a fatais. O hipotireoidismo pode se desenvolver em pessoas que sofrem de doenças autoimunes, tomar certos medicamentos ou se submeter a tratamentos contra o câncer, como quimioterapia e radioterapia. Comer quantidades extremamente grandes de certos vegetais, como couves de Bruxelas, pode afetar a função da tireóide. Portanto, as pessoas com a função da tireóide já prejudicada deve evitar couves de Bruxelas e outros vegetais crucíferos.

Goitrogens

As couves de Bruxelas contêm várias classes de bócio, que suprimem a produção de hormônios da tireóide. Pessoas com baixa produção de hormônios tireoidianos correm risco de desenvolver doenças da tireóide, incluindo hipotireoidismo. Goitrogens podem ser gerados enzimaticamente a partir da hidrólise de alguns glucosinolatos, metabólitos vegetais ricos em enxofre, encontrados em couves de Bruxelas e outros vegetais Brassica. No entanto, muitos nutricionistas acreditam que esses goitrogênios são desativados pelo processamento e cozimento.

Glucosinolatos

Algumas espécies de vegetais crucíferos, incluindo repolho, brócolis e couve de Bruxelas, contêm um composto chamado glucosinolatos indólicos que são metabolizados em tiocianato. íons para evitar a absorção de iodo pela glândula tireóide. Seu corpo precisa de iodo para produzir hormônios da tireóide. Assim, pessoas que consomem grandes quantidades de couve de Bruxelas estão em risco de desenvolver hipotireoidismo induzido por iodo. Você pode facilmente compensar esse efeito, aumentando a quantidade de iodo em sua dieta.

Relato de Caso

Há um relato de caso publicado de hipotireoidismo com bok choy - um repolho chinês. Uma mulher de 88 anos desenvolveu hipotireoidismo e coma ao consumir diariamente 1,0 a 1,5 kg de bok choy crua por alguns meses.

Refutando a evidência

Em um estudo, comer 150 g ou 5 oz, de couve de Bruxelas cozida todos os dias durante quatro meses não afetou a função da tireóide.