casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Hormônios Liberados Durante o Exercício

Seu corpo gera uma variedade de respostas hormonais ao exercício, dependendo do volume e da intensidade do seu treinamento. Tanto o exercício cardiovascular quanto o treinamento de resistência têm um efeito profundo no seu metabolismo, no sistema endócrino e até mesmo na glândula pituitária. Tirar o máximo proveito do exercício envolve saber como tirar o máximo proveito do seu corpo. Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer dieta ou programa de exercícios.

Testosterona

Tanto homens como mulheres produzem testosterona, mas os homens produzem muito mais. A testosterona é o hormônio mais anabólico e contribui para o crescimento muscular. Se seu objetivo não envolve ficar maior e mais forte, esse hormônio ainda é extremamente importante. A testosterona contribui para a reconstrução e reparação dos músculos após o treino. Se você não está treinando o suficiente para que isso seja um fator, você deve treinar mais. A testosterona é estimulada através de exercícios intensos, principalmente treinando com 75% ou mais dos seus levantamentos máximos no ginásio.

Hormônio do crescimento O hormônio do crescimento é um hormônio polipeptídico, ou um hormônio composto por uma cadeia complexa. de aminoácidos. É secretado pela glândula pituitária anterior. Este hormônio é responsável por muitas coisas, incluindo o crescimento muscular. O hormônio do crescimento também contribui para a renovação do colágeno e aumenta os níveis de hormônio do crescimento para a saúde das articulações, para a função do sistema imunológico e para a saúde da pele. O hormônio do crescimento é estimulado durante o exercício por meio de treinamento intenso e intervalos curtos de descanso. Isso inclui treinamento pesado na academia com tempo limitado entre os sets. Ao realizar exercícios cardiovasculares, o treinamento intervalado com intensidade de sprint seguido de curtos períodos de recuperação cumpre a mesma função. Os hormônios da tireoide são responsáveis ​​pelo seu metabolismo e são produzidos pela glândula tireoide. Tiroxina, ou T4, aumenta as calorias que você queima durante o exercício, aumentando a taxa metabólica de muitas das suas células. Embora isso seja útil para eliminar o excesso de açúcar e queimar gordura, o T4 não discrimina e ajudará na conversão de aminoácidos em energia. A conversão de aminoácidos significa, em sessões prolongadas de treinamento cardiovascular, se você não tiver açúcar suficiente para queimar, poderá perder músculos. Um programa de nutrição sólida ajudará você a evitar isso. Uma diminuição no tecido muscular magra não apenas deixa você mais fraco, mas também diminui o seu metabolismo.

Epinefrina

O hormônio gerado principalmente pela sua reação de "luta ou fuga" é a adrenalina, ou epinefrina. A epinefrina aumenta o seu metabolismo rapidamente para permitir aumentos súbitos nos níveis de atividade. Este hormônio elimina gordura e açúcar como energia, mas também causa a queima de músculos na ausência de quantidade suficiente de açúcar e gordura armazenada. Sua produção desse hormônio é diretamente proporcional à intensidade e à duração do seu exercício. Quanto mais tempo você puder manter o treinamento intenso, maior será o aumento metabólico da epinefrina. A adrenalina é um fator que contribui para aumentar a sua taxa metabólica secundária ao treinamento de resistência pesada.

Insulina

A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas. Este hormônio regula seus níveis de açúcar no sangue. Altos níveis de insulina podem causar uma diminuição repentina do açúcar no sangue, uma vez que ele trabalha para metabolizar o açúcar disponível. Isso nem sempre é uma coisa ruim, pois altos níveis de insulina também podem ajudar a sugar o açúcar para os músculos após um treino. Após uma intensa sessão de treino, o seu nível de açúcar no sangue é baixo e os seus níveis de insulina são elevados. Você pode aproveitar os altos níveis de insulina consumindo rapidamente um batido composto de açúcares simples e proteínas simples, como dextrose e soro de leite.