casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Por que nós desejamos doces?

Às vezes, as pessoas anseiam por doces tão fortes e tão frequentes que os desejos parecem profundamente enraizados em seus corpos. Esses desejos podem parecer irracionais, mas podem se originar de várias causas fisiológicas, emocionais e mentais. Compreender por que seu corpo anseia por doces pode ajudá-lo a responder a esses desejos de forma saudável e satisfatória.

Cansaço

Comer açúcar dá ao seu corpo um rápido e eficaz - embora muito temporário - aumento de energia. Porque o seu corpo pode converter açúcar em energia tão rapidamente, muitas vezes anseia doces quando realmente só precisa de combustível. Isso pode acontecer quando você não come por um tempo, quando não está comendo o suficiente em geral ou quando come principalmente alimentos que fornecem apenas rajadas de energia rápidas. Para reduzir os desejos de açúcar que resultam de baixa energia, espalhe sua ingestão de alimentos uniformemente ao longo do dia, em vez de concentrar tudo na hora das refeições. Escolha alimentos mais saudáveis ​​com carboidratos complexos, proteínas e fibras, que na verdade proporcionam energia e saciedade melhores e mais duradouras.

Hormonas

As mulheres, especialmente as que experimentam TPM, geralmente desejam doces nos dias anteriores à menstruação. . Este desejo provém das flutuações hormonais normais que acompanham o ciclo menstrual. Deficiências hormonais ou desequilíbrios em homens e mulheres também podem desencadear desejos de açúcar. Como os hormônios regulam a forma como o corpo processa e usa energia, os problemas hormonais podem desencadear desejos especialmente fortes para a explosão rápida de energia fácil fornecida pelos doces. Para reduzir os desejos relacionados ao período, coma refeições pequenas e saudáveis ​​ao longo do dia, descanse bastante e beba água suficiente. Se você suspeitar que tem uma deficiência hormonal, converse com seu médico.

Genética

Infelizmente, sua genética pode influenciar seus desejos. Você pode ter um dente doce simplesmente porque você está conectado dessa maneira. Um estudo publicado no "American Journal of Clinical Nutrition" descobriu que até metade da tendência de uma pessoa desejar doces pode se originar de fatores genéticos. No entanto, esses fatores não precisam controlar você. Para minimizar esses desejos de açúcar, coma refeições pequenas e saudáveis ​​durante o dia e remova as sobremesas de sua casa, ou armazene sua despensa apenas com doces saudáveis ​​para eliminar a tentação.

Emoções

Algumas pessoas desejam alimentos açucarados quando experimentar certas emoções. Você pode conectar inconscientemente comer sobremesas com sentimentos como tristeza, frustração, tédio, solidão ou até mesmo felicidade. Quando uma pessoa tem uma ligação emocional com doces, ela pode desejar doces quando anseia por conforto, quer comemorar ou simplesmente precisa passar algum tempo. Entender sua conexão emocional com a comida pode ajudá-lo a refrear ou ignorar os desejos baseados em emoções. Quando você anseia por doces, examine suas emoções em vez de apenas se entregar. Tente esperar um pouco antes de comer; Enquanto isso, esforce-se para se distrair com outra atividade.

É óbvio, mas isso não o torna menos verdadeiro: o açúcar tem um gosto delicioso e as pessoas gostam de comê-lo. Como um fato básico da natureza humana, as pessoas desejam coisas prazerosas. Enquanto o açúcar continuar saboroso, as pessoas o desejarão. Induzir este desejo ocasionalmente não vai prejudicá-lo, e pode até mesmo ajudá-lo a manter um plano de alimentação saudável de forma mais eficaz, porque você não sentirá que está se privando. Tente manter qualquer sobremesa abaixo de 200 calorias e tenha apenas algumas sobremesas por semana. Para escolher opções mais saudáveis ​​e de menor teor calórico quando você deseja doces, experimente barras de frutas congeladas totalmente naturais, iogurte ou pudim de baixo teor de gordura, merengues sem gordura, frutas frescas ou chocolate amargo.