casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Metabolismo e suores noturnos

Os médicos usam o termo metabolismo para descrever todos os processos físicos e químicos envolvidos com a quebra e uso de energia. Embora a maioria das pessoas associe a digestão e a eliminação de resíduos com o metabolismo, também inclui a circulação sanguínea, a respiração, a contração muscular, a função nervosa, a função cerebral e a regulação da temperatura corporal. Condições médicas que alteram seu metabolismo podem interferir na capacidade do seu corpo de regular a temperatura e causar suores noturnos - transpiração excessiva e incontrolável à noite durante o sono.

Hipertiroidismo -

Sua tireoide, uma glândula em forma de borboleta. pescoço, produz dois importantes hormônios da tireóide que regulam o seu metabolismo. Além de regular o desenvolvimento do cérebro, respiração, função cardíaca, função do sistema nervoso, força muscular, ciclos menstruais e seu peso, os hormônios tireoidianos triiodotironina - T3 e tiroxina - T4 regulam a temperatura do corpo. Quando a tireóide produz muito hormônio, uma condição conhecida como hipertireoidismo, ela estimula um aumento no metabolismo que causa nervosismo, irritabilidade, tremores nas mãos, batimentos cardíacos irregulares, intolerância ao calor e sudorese noturna. Menopausa

Menopausa, o estágio da vida de uma mulher quando seu ciclo menstrual cessa, causa um desequilíbrio nos hormônios que afeta não apenas o sistema reprodutivo, mas também a função cerebral, a função nervosa, os ossos, o fígado, o coração e o metabolismo. O desequilíbrio hormonal faz com que seu cérebro pense erroneamente que seu corpo precisa dissipar o calor. O cérebro então envia sinais que fazem seus vasos sanguíneos se dilatarem, sua frequência cardíaca aumentar e suas glândulas sudoríparas se abrirem. Isso causa ondas de calor durante o dia e episódios de suores noturnos à noite. Para tentar aumentar os níveis de estrogênio e trazer seus hormônios de volta ao equilíbrio, seu corpo converte mais calorias em gordura, já que as células de gordura produzem pequenas quantidades de estrogênio.

Feocromocitoma

O termo médico feocromocitoma descreve um tumor, geralmente não canceroso, que se forma na glândula supra-renal, um pequeno órgão produtor de hormônios encontrado no topo de cada rim. Essas glândulas produzem vários hormônios importantes para o metabolismo, incluindo a adrenalina, também chamada epinefrina, e a noradrenalina, também chamada de noradrenalina. Um feocromocitoma faz com que as glândulas supra-renais produzam muita adrenalina e noradrenalina, o que aumenta o seu metabolismo para preparar o corpo para o estresse. Os sintomas incluem aumento da freqüência cardíaca, aumento da pressão arterial, ansiedade e sudorese profunda que à noite causa suores noturnos.

Infecções

Quando as bactérias invadem seu corpo, as células do sistema imunológico atacam as bactérias para proteger sua corpo da doença. Enquanto alguns glóbulos brancos limpam e consomem as bactérias e outras células brancas começam a produzir anticorpos, o seu corpo tenta retardar o crescimento das bactérias, estimulando o metabolismo a aumentar a temperatura corporal. O aumento da temperatura provoca febre e pode resultar em suores noturnos. Infecções bacterianas comumente associadas a suores noturnos incluem tuberculose, brucelose, endocardite e osteomielite.