casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Níveis de estrogênio e melatonina

O estrogênio, um hormônio esteróide, é o principal hormônio sexual feminino. Os níveis de estrogênio são mais altos em mulheres em idade reprodutiva e tendem a diminuir após a menopausa. A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal no cérebro e está envolvido na regulação do ritmo circadiano natural do corpo. A liberação de melatonina é estimulada pela escuridão e inibida pela luz. Os níveis de melatonina são frequentemente os mais altos antes de dormir.

A síntese de estrogênio A maioria dos estrogênios é produzida pelos ovários. Quantidades menores são produzidas pelo corpo lúteo, a placenta, os seios e as glândulas supra-renais. Células de gordura também desempenham um papel na manutenção dos níveis de estrogênio, e indivíduos com muito pouco ou muito de gordura podem ter problemas com a infertilidade. Um composto conhecido como estradiol é o precursor do estrogênio. Os níveis de estradiol são muitas vezes mais elevados imediatamente antes da ovulação.

Os níveis de estrogênio nas mulheres flutuam e tendem a ser o mais alto durante a idade reprodutiva da mulher. O estrogênio é responsável pelo desenvolvimento de características sexuais secundárias, como o desenvolvimento das mamas e o aumento dos depósitos de gordura. O estrogênio também promove o desenvolvimento do revestimento uterino e ajuda a regular o ciclo menstrual. Além disso, o estrogênio está envolvido na regulação do metabolismo, aumento na formação óssea, síntese de proteínas, função pulmonar e equilíbrio de fluidos. O estrogênio pode aumentar a feomelanina, um pigmento encontrado na pele responsável por tons rosa e vermelho.

Níveis de estrogênio

Os níveis de estrogênio aumentam durante a puberdade. Alterações hormonais que ocorrem neste momento permitem o desenvolvimento de características sexuais secundárias e menstruação em mulheres. Os níveis de estrogênio aumentam naturalmente durante uma gravidez saudável. Níveis de estrogênio anormalmente altos podem ser observados em mulheres com excesso de peso devido ao aumento dos depósitos de gordura. Certos tumores e cânceres também podem aumentar os níveis de estrogênio. Os níveis de estrogênio tendem a cair durante a menopausa. Esta queda no estrogênio pode causar fadiga, ondas de calor, mau humor e secura na vagina. Os baixos níveis de estrogênio podem aumentar o risco de uma mulher para o desenvolvimento de osteoporose e doenças cardíacas.

Melatonina Produção

A melatonina é um composto natural que é produzido pela glândula pineal no cérebro. Pequenas quantidades de melatonina podem ser produzidas pelas células da medula óssea. Uma vez sintetizado, o hormônio é liberado na corrente sanguínea.

Funções da melatonina

A melatonina é parte integrante do ciclo de sono-vigília em seres humanos. A produção de melatonina é estimulada pela escuridão. Este aumento provoca sonolência e diminui a temperatura corporal. A luz suprime a produção e liberação de melatonina. Portanto, os níveis são geralmente baixos durante o dia e atingem o pico no meio do dia. Os níveis de melatonina começam a cair durante a segunda metade da noite.

, , ] ]