casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

TDAH e Impulsividade

Os três principais sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) - impulsividade, hiperatividade e desatenção - afetam enormemente a capacidade de uma pessoa ter sucesso na escola ou no trabalho e manter relacionamentos saudáveis. Crianças, adolescentes e adultos podem receber tratamento para reduzir esses sintomas negativos e aflitivos, para que possam ter uma vida mais normal.

Sinais e Sintomas

Helpguide.org informa que crianças que sofrem de TDAH apresentam sintomas impulsivos, como como deixar escapar respostas em sala de aula, ter problemas para esperar suas voltas, ser incapaz de controlar suas emoções e interromper os outros. Adolescentes e adultos com TDAH exibem sintomas impulsivos também. Eles podem dizer coisas impróprias sem pensar e fazer escolhas perigosas ou pobres por capricho.

O comportamento impulsivo leva a problemas na escola e no trabalho. Uma criança que interrompe a professora e os colegas pode ser rotulada como uma criança má e sofrer consequências no boletim escolar. Seus colegas podem não ser pacientes com ela, tirar sarro dela e se recusar a aceitá-la. Uma criança com TDAH pode fazer birras extremas em sua sala de aula e em casa, frustrando seus professores e pais. Um adolescente que sofre dessa desordem pode ter problemas na escola por pensar antes de falar. Ela também pode ser intimidada por seus colegas e tomar decisões impulsivas que afetam suas notas, como pular aula. Os adultos que não conseguem controlar seus impulsos no trabalho correm o risco de ser rebaixados ou demitidos.

Outro efeito do comportamento impulsivo é o problema que ele pode causar nos relacionamentos. Se um adolescente constantemente interrompe seus amigos e tem conversas unilaterais, seus amigos podem não estar por perto por muito tempo. Um adulto que toma decisões impulsivas sobre gastar dinheiro, abandonar o emprego ou dizer coisas das quais se arrependerá mais tarde terá problemas em seus relacionamentos amorosos. Os adultos esperam que outros adultos sejam confiáveis.

Concepções errôneas

Alguns pais e professores não percebem que crianças e adolescentes com TDAH não tomam decisões impulsivas de propósito. Não é sua intenção atrapalhar uma palestra interrompendo ou dizendo algo prejudicial a um amigo próximo. Esta é uma das principais diferenças entre TDAH e transtorno desafiador opositivo (TDO). A intenção de cometer esses erros não está presente.

Controle de Impulso

Uma combinação de medicação e terapia pode ajudar crianças, adolescentes e adultos a reduzir seus sintomas de TDAH. O Instituto Nacional de Saúde Mental relata que o tipo mais comum de medicamento usado no tratamento de TDAH é estimulantes como Ritalina ou Adderall. A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar crianças, adolescentes e adultos a se concentrarem em técnicas comportamentais que podem usar para reduzir a tomada de decisões impulsivas. Os adultos também podem implementar dicas de auto-ajuda, como pedir desculpas imediatamente se ofenderem alguém, evitando fofocas e ouvindo antes de entrar em uma conversa.

Aviso:

A tomada de decisão pode levar a comportamentos extremamente perigosos. Os adolescentes que sofrem de TDAH podem beber e dirigir, começar a usar drogas, dirigir de forma errática ou fazer sexo desprotegido sem considerar as consequências. Adultos com esse distúrbio também tornam possíveis decisões que alteram a vida sem compreender as consequências. Os perigos de tomar decisões impulsivas são uma das razões mais importantes para procurar ajuda profissional.