casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Os bebês fases de desenvolvimento emocional

Desde o dia de seu nascimento, cada sorriso, chute e riso de seu bebê é uma fonte de prazer. Quase imediatamente, os bebês começam a interagir com o mundo ao seu redor e os primeiros 18 meses são marcados por crescimento e desenvolvimento psicológico e emocional rápidos. Discuta a saúde mental do seu bebê com seu pediatra para uma melhor compreensão de seus estágios de desenvolvimento emocional.

Erikson's Stages of Development - O psicanalista Erik Erikson, que começou sua carreira no início do século 20, rompeu o curso do desenvolvimento humano. maturação em oito estágios de desenvolvimento. A infância, que ele definiu como o período do nascimento aos 18 meses, é o momento em que uma criança aprende a confiar ou desconfiar do mundo e das pessoas ao seu redor. Segundo Erikson, quando uma mãe responde rapidamente aos gritos de um bebê por comida, fralda seca e afeto, a criança aprende a confiar. Se os gritos do bebê são ignorados, seus sentimentos de autoestima são minados e ele fica frustrado.

Primeiros 6 Meses

O primeiro meio de comunicação de uma criança com suas emoções é chorar. Os bebês choram quando estão com fome, com frio, surpresos, assustados, assustados, molhados, cansados ou com dor. Novas mães e pais rapidamente aprendem a diferenciar entre os diferentes tipos de gritos e a responder às necessidades de seus filhos de acordo. Um recém-nascido pode sorrir ocasionalmente nas primeiras semanas quando sua barriga está cheia ou quando ele está passando gás. Por volta de 1 a 2 meses, os bebês sorriem quando vêem alguém que reconhecem ou quando outra pessoa sorri para eles. Aos 4 meses, as crianças sorrirão ou darão risadinhas quando estiverem satisfeitas ou em reconhecimento de um membro da família.

6 a 12 meses

Na fase de 6 a 12 meses, as crianças desenvolvem uma compreensão mais complicada de seus familiares. relação com o mundo circundante. Por exemplo, não é incomum que os bebês nesta fase desenvolvam medo de estranhos e exibam ansiedade quando são separados dos pais. Um bebê nesta fase pode ficar fascinado por sua imagem no espelho e reagirá quando alguém disser seu nome. Além disso, crianças de 6 a 12 meses respondem aos comandos e compreendem alguns comportamentos aceitáveis.

12 a 18 meses

Na fase final do desenvolvimento infantil, os bebês continuam demonstrando apego dos pais e alguma ansiedade de separação. Suas interações com os outros se tornam mais complexas e eles gostam de compartilhar seus brinquedos e livros. De acordo com Leisa Oesterreich, especialista em extensão da vida familiar na Universidade de Iowa, crianças no estágio de 12 a 18 meses freqüentemente imitam as ações de adultos e gostam de "se apresentar" quando seu comportamento provoca uma reação positiva, como bater palmas. > , , ] ]