casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Quanto sal é demais para um bebê?

Enquanto seu bebê precisa de um pouco de sal para que seu corpo funcione adequadamente, muito pode causar problemas de saúde agora e à medida que ele cresce. Manter a ingestão de sal do bebê dentro de uma faixa saudável ajuda a evitar que ele desenvolva o gosto por alimentos salgados. Muitos alimentos para bebês, como biscoitos, vegetais enlatados e macarrão com queijo podem ser muito ricos em sódio. Leia os rótulos dos alimentos para fazer as escolhas certas para o seu bebê.

Recomendações de ingestão Não há recomendações específicas de sódio para crianças de até 2 anos, mas mantê-lo mínimo é o melhor. Durante seu primeiro ano, seu bebê não deve receber mais do que 1 g por dia. Como ela provavelmente está recebendo isso do seu leite materno ou fórmula, mantenha qualquer alimento sólido que ela esteja comendo livre de sal.

Função do Sal

O sódio regula a pressão sangüínea do bebê e o volume do sangue dele. Ele também precisa de sal para a função muscular e nervosa. Uma deficiência de sódio é chamada hiponatremia e é uma condição rara. No entanto, caso ocorra, seu bebê pode apresentar vômitos, dor de cabeça, falta de energia, fadiga, irritabilidade, fraqueza muscular, inconsciência ou coma. Diarreia crônica ou vômito, certos medicamentos e desidratação ou muita água podem causar uma deficiência de sódio. O sal não deve ser completamente eliminado da dieta do seu bebê.

Demasiado sal

Comer muito sal, não importa quantos anos você tem, pode causar complicações de saúde. A quantidade de sal que um recém-nascido recebe pode afetar negativamente sua pressão arterial anos depois. Um estudo holandês descobriu que as crianças que estavam em uma dieta com baixo teor de sódio nos primeiros 6 meses de vida apresentaram leituras de pressão sanguínea mais baixas aos 15 anos do que as crianças que ingeriram quantidades maiores de sódio. Controlar a pressão arterial pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. Os rins do seu bebê não estão maduros o suficiente para lidar com uma grande quantidade de sal, e uma dieta rica em sódio pode resultar em danos nos rins, de acordo com o MedlinePlus, um serviço da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Além disso, muito sal pode aumentar a suscetibilidade de um bebê a carcinogênicos, aumentando o risco de câncer, de acordo com a Aliança Europeia de Saúde Pública.

Alimentos para bebês

A maioria dos alimentos infantis purê em frascos e cereais infantis embalados Não tem qualquer sal adicionado, tornando-os saudáveis e opções de baixo teor de sódio para o seu bebê. No entanto, lanches e alimentos comercializados para crianças freqüentemente adicionam sal. Ler atentamente os rótulos ajudará você a fazer as escolhas certas para seu bebê. Se você optar por preparar sua própria comida para bebês em casa, não adicione sal. Se você está dando ao seu bebê uma versão amassada de algo que você preparou para toda a família - como legumes cozidos no vapor, salgados e com manteiga - retire a porção do seu bebê antes de adicionar sal e manteiga. Limite também carnes processadas, refeições congeladas, sopa enlatada, batatas fritas e pizza, que podem conter quantidades significativas de sódio.

, , ] ]