casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Segurança da terapia de ultra-som quiroprático durante a gravidez

A tecnologia de ultrassonografia é usada na assistência médica para diagnóstico e tratamento. Durante a gravidez, a ultrassonografia é geralmente uma ajuda diagnóstica para avaliar o estado do bebê em desenvolvimento e detectar anormalidades. O ultra-som pode ser usado terapeuticamente para tratar problemas musculoesqueléticos na gestante. Em ambos os casos, a ultrassonografia é considerada relativamente segura, desde que algumas precauções sejam observadas.

Diagnóstico por Ultrassonografia

Obstetras costumam usar ultrassonografia para detectar anormalidades fetais, monitorar o crescimento e o desenvolvimento do feto e, caso contrário, verificar o progresso de uma gravidez. Enquanto o uso de ultra-som para acompanhamento médico e diagnóstico é considerado seguro durante a gravidez, o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas e o Instituto Americano de Ultrassom em Medicina recomendam o uso não-médico de ultra-som para a criação de lembranças de momentos. AIUM observa que a energia envolvida com o uso inadequado de ultra-sonografia pode causar efeitos não reconhecidos e potencialmente prejudiciais.

Terapêutica Ultrasonografia

Quiropráticos, por vezes, recomendam ultra-som para ajudar a tratar certas condições. As unidades de ultra-som emitem vibrações sonoras - em freqüências muito altas para que possamos ouvir - profundamente nos tecidos do corpo. Isso produz pequenas vibrações e calor em níveis mais profundos do que os obtidos pela aplicação de fontes externas de calor. Os efeitos vibratórios e térmicos do ultrassom terapêutico são maiores do que os da ultrassonografia diagnóstica.

Segundo a publicação da American Chiropractic Association "Applied Physiotherapy", o ultrassom terapêutico pode ser seguro no tratamento da bursite, dor muscular, artrite, entorses, distensões, tendinites e outras condições musculoesqueléticas. Entretanto, precauções especiais devem ser observadas ao tratar mulheres grávidas.

Precauções

Devido ao potencial de superaquecer o feto, as diretrizes de saúde do governo canadense advertem fortemente contra a aplicação de ultrassom terapêutico em qualquer área do corpo que seja provável. para resultar em exposição ao feto. Altas temperaturas podem danificar os tecidos e órgãos do bebê em desenvolvimento. A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos pede que as mulheres grávidas informem seu médico antes de passar por uma terapia de ultra-som terapêutico, também conhecida como diatermia ultrassônica. Como as unidades de terapia direcionam as ondas de ultrassom de forma bastante específica, é possível administrar terapia de ultrassom partes do corpo longe do útero sem potencialmente expor o feto. A "Fisioterapia Aplicada" da Associação Americana de Quiropraxia também adverte contra o uso de ultrassom terapêutico diretamente sobre o útero de uma mulher grávida.

Considerações Gerais

Diga a todos os seus profissionais de saúde se você suspeitar que esteja grávida. Isso permite que os profissionais de saúde escolham e recomendem os tratamentos mais apropriados depois de pesar os riscos e benefícios potenciais.

Pergunte sobre os riscos potenciais de qualquer tratamento no contexto de sua gravidez. Se você se sentir desconfortável com uma recomendação de ultrassom terapêutico, expresse suas preocupações e pergunte sobre outras opções de tratamento.