casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Normas sociais em adolescentes

Os adolescentes estão entrando ou passando pela puberdade e ganhando mais independência. Com essas mudanças, muitas vezes elas não veem a vida como você e querem passar muito tempo com amigos. Normas sociais são grupos de idéias que adolescentes e adultos acham que são comuns entre as crianças dessa idade. Compreender as normas sociais ajuda você a passar por esses anos, mantendo um relacionamento saudável com o adolescente.

Normas Reais

Existem dois tipos de normas sociais. As normas reais são normas verdadeiras para um determinado grupo de adolescentes. Por exemplo, se a maioria dos adolescentes vai para casa e faz o dever de casa, o ato de fazer lição de casa depois da escola é uma norma real. Adolescentes podem sentir que todos abandonam a escola, mas a norma atual é que a maioria dos adolescentes frequenta a escola regularmente, já que a taxa nacional de absenteísmo é de cerca de 10%, segundo a Universidade Johns Hopkins. > Uma norma percebida é a crença de que a maioria dos outros adolescentes está se engajando em uma atividade específica. Por exemplo, se o adolescente tentar convencê-lo a ir a uma festa alegando que todos bebem álcool e todos estarão na festa, suas crenças são uma norma, já que apenas 26,4% dos adolescentes relataram beber álcool nos últimos 30 dias. , de acordo com uma pesquisa de 2012 conduzida por Estudantes Contra Decisões Destrutivas. Os pais também são presos às normas percebidas, portanto, esteja preparado com sua própria pesquisa.

Outras estatísticas das normas sociais

A adolescência pode ser difícil para as crianças porque elas querem se identificar com os colegas e fazer amigos para gastar tempo com. Muitas vezes, o comportamento da multidão popular pode influenciar as normas sociais percebidas pelo adolescente. Você e seu filho adolescente podem sentir que a maioria das outras crianças de sua idade fuma cigarros, já experimentaram drogas ou álcool ou o usam regularmente, e estão fazendo sexo. É verdade que alguns adolescentes estão fazendo essas coisas, mas as estatísticas mostram que são normas amplamente percebidas. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças informam que, em 2011, 40% dos adolescentes haviam experimentado maconha e 22% admitiram beber em excesso. Armado com essas estatísticas, você pode ajudar seu filho a ver que sua ideia de normas sociais é distorcida.

Normas sociais positivas Nem todas as normas sociais são negativas. Muitos adolescentes usam seu tempo e talento para fazer coisas boas. Ajudar seu filho adolescente a entender essas normas sociais é uma maneira eficaz de ajudá-la a fazer boas escolhas que tornem sua vida melhor e não a leve a problemas. A PTA Nacional recomenda comunicar-se com seu filho adolescente ouvindo-a e encorajando-a a fazer boas escolhas, o que ajuda seu adolescente a obedecer a normas sociais positivas, como se abster de comportamento sexual ou praticar sexo seguro, participar de atividades escolares ou esportes. e evitando drogas e álcool.