casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como Ensinar os Adolescentes Como Evangelizar

Adolescentes em vias de buscar a independência geralmente não estão dispostos a prestar muita atenção a uma palestra de adultos sobre sua necessidade de Deus. No entanto, quando enfrentam um problema, eles buscam e levam a sério os conselhos dos amigos, tornando os adolescentes um recurso muitas vezes inexplorado para evangelizar através de seus relacionamentos naturais. No entanto, os adolescentes têm medos e inseguranças em falar, assim como os adultos. Então, se você quer ensinar seus filhos a evangelizar, abordar essas questões proporciona aos jovens as habilidades sociais, mentais, emocionais e bíblicas necessárias para superar as barreiras ao evangelismo efetivo.

Seja o exemplo. Pastor Michael Turriff do Monte. A Igreja Luterana Evangélica do Calvário em Waukesha, Wisconsin, destaca: "Se os adultos estão fazendo isso, as crianças vão pegá-lo". Seja aberto sobre sua fé e fale sobre o que Jesus fez por você nos eventos cotidianos e em Sua morte e ressurreição. Faça da conversação espiritual uma parte natural de suas comunicações diárias para que seus filhos tenham um ponto de referência sobre como ela é feita ao conversar com os amigos.

Reconheça os medos de seu filho adolescente e os obstáculos que enfrenta ao compartilhar sua fé, tal como rejeição ou ridicularização em potencial, sentindo-se inadequada e presa à língua, sem saber o que dizer ou como dizê-lo ou sendo rotulada como "deselegante" ou "estranha" por aqueles que mais querem impressionar e receber aceitação. Converse com seu filho adolescente sobre as grandes questões que surgem em um ambiente de testemunho como: "Nem todos os caminhos levam a Deus?" ou "Como pode um bom Deus permitir o mal no mundo?" Abordá-lo como um diálogo entre você e seu filho adolescente, em vez de uma palestra de pais para ajudá-lo a processar e entender a explicação em um nível profundo o suficiente para que ele possa explicá-la a outra pessoa caso a ocasião apareça. Muitos de seus medos podem diminuir à medida que ele percebe que não precisa ser um grande orador ou debatedor com todas as respostas para testemunhar de Cristo, apenas um bom amigo que aprendeu algumas dicas de bons conselhos para compartilhar. br>

Treine seu filho adolescente com uma base sólida no básico do evangelho usando a Bíblia e histórias da vida real para ajudá-la a aprender a apreciar como isso se aplica às realidades cotidianas dela. Explique como o evangelho conforta e encoraja você e você quer que ela receba o mesmo conforto e encorajamento, assim como ela deseja ser um apoio amoroso para seus amigos, por sua vez. Compartilhe sua própria história e admita sua necessidade de um salvador. Conte o que Jesus fez por você pessoalmente, não apenas na cruz, mas também nas circunstâncias da sua vida.

Diálogo com seu filho adolescente sobre como conhecer Jesus abençoou sua vida. Incentive-o a pensar em casos específicos e histórias pessoais que ilustrem como Deus está trabalhando em sua vida e crescendo seu caráter. Saliente que essas são histórias que ele pode usar para compartilhar seu testemunho com seus amigos. Ele não precisa ser pesado com isso, mas assim que surge a oportunidade, diga: "Ei, deixe-me falar sobre algo que eu pessoalmente experimentei e descobri ser verdadeiro e valioso". Enfatize que testemunhar é apenas dizer a verdade sobre o que você viu e ouviu, então não precisa ser uma coisa intimidadora ou assustadora. Se isso ajudasse sua confiança, ele poderia escrever seu testemunho pessoal para usar como guia ao compartilhar com os outros.

Jogue com seus diferentes cenários de evangelismo. Assumir o papel de um incrédulo de persuasões variadas e deixar sua prática adolescente se aproximar de você e responder suas objeções ou perguntas. Se você está envolvido em evangelismo com sua igreja, leve seu filho para testemunhar o evangelismo em ação. O Pastor Michael Geiger da Good Shepherd Church em Burnsville, Minnesota, sugere outros locais para dar aos adolescentes a oportunidade de colocar suas habilidades de evangelismo em um ambiente discreto e não ameaçador: trabalho voluntário em hospitais ou lares de idosos, jovens em situação de risco, passagem recebemos convites na comunidade para eventos especiais da igreja, escrevendo cartas de boas-vindas a novas pessoas e visitantes na igreja, sendo recepcionistas nos cultos da igreja e auxiliando nas aulas da escola dominical de crianças.

Dica

> A chave para um evangelismo eficaz é manter as portas da comunicação abertas. Fazer perguntas sinceras e dar elogios honestos pode ajudar alguém a se abrir e a conversar com você sobre Deus. Se você é o pai incentivando seu filho adolescente a testemunhar para seus amigos ou um adolescente com o desejo de compartilhar as boas novas do evangelho com seus amigos, comunique que você ama e cuida dessa pessoa como um amigo, mentor ou modelo. Eles são muito mais propensos a receber e responder à sua mensagem quando se sentem amados, encorajados e valorizados como seres humanos. Os panfletos do evangelho podem ajudar o adolescente a estruturar sua mensagem à medida que ele ganha experiência e confiança em suas habilidades de evangelismo.

Coisas Necessárias

Bíblia

Testemunho pessoal escrito , opcional

Tratos do Evangelho, opcional

, , ] ]