casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Retin-A para cicatrizes

Retin-A é um derivado tópico da vitamina A, que é mais comumente usado para tratar a acne, mas também tem várias propriedades que podem ajudar a desbotar a pele descolorida e certos tipos de cicatrizes. Se você está procurando uma abordagem mais conservadora para tratar suas cicatrizes do que lasers ou cirurgia, o Retin-A pode ser uma boa opção para você. Retin-A está disponível apenas por prescrição, por isso fale com o seu dermatologista para saber se o Retin-A é adequado para si.

Função

O Retin-A, também conhecido pelo seu nome genérico tretinoína, causa a morte células da pele para descamar em uma taxa acelerada, revelando nova pele por baixo. Este processo desencadeia a produção de colágeno, que é responsável por tornar a pele firme e "rechonchuda". Retin-A também ajuda a desobstruir os poros e evitar que os poros fiquem entupidos com sujeira, óleo e bactérias.

Retin-A e cicatrizes

A Retin-A é provavelmente mais eficaz contra a hiperpigmentação pós-inflamatória e cicatrizes superficiais.A hiperpigmentação pós-inflamatória não é uma cicatriz “verdadeira”, mas sim uma coloração avermelhada a marrom da pele causada por inflamação ou lesão. O Retin-A remove essas áreas de descoloração aumentando a taxa na qual as células da pele pigmentadas de maneira escura se desprendem.Quando o pigmento escuro é removido, uma pele nova e mais tonificada é revelada.

As cicatrizes rasas, como As cicatrizes de acne podem ser melhoradas ou melhoradas pela produção de colágeno a partir do Retin-A. No entanto, as cicatrizes profundas podem exigir tratamentos mais extensos, como laserterapia ou cirurgia. dor e coceira associados a dois tipos de cicatrizes conhecidas como quelóides e cicatrizes hipertróficas, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia.

Um estudo feito em 2004 por T. Knor, do Hospital Universitário de Sarajevo, descobriu que 79% dos participantes sofreram achatamento de cicatrizes atróficas em três meses e meio, quando 0,05 por cento de tretinoína foi aplicada na pele por uma corrente elétrica chamada iontoforese. Pesquisadores relatam que os melhores resultados foram vistos em novas cicatrizes, cicatrizes de picadas de gelo e cicatrizes superficiais. Efeitos colaterais comuns da Retin-A incluem queimaduras, vermelhidão, pele seca e descamação, de acordo com a MayoClinic. .com. Usar produtos que aumentam a sensibilidade da pele, como o peróxido de benzoíla, o álcool ou produtos de limpeza agressivos, agravam esses efeitos colaterais. Raramente, a pele fica mais escura, mas geralmente retorna à sua cor normal dentro de alguns meses.

É possível, mas raro, que os retinoides tópicos sejam absorvidos sistemicamente e causem níveis elevados de vitamina A no sangue e teratogenicidade. Portanto, o uso de retinoides tópicos deve ser limitado ou evitado em mulheres grávidas, mulheres que estejam amamentando ou que estejam usando suplementos de vitamina A. O Retin-A não deve ser usado em conjunto com certos medicamentos, incluindo ácido aminocapróico, tetraciclina, aprotinina ou ácido tranexâmico. Certos medicamentos antifúngicos, como fluconazol, voriconazol e cetoconazol, estão associados a um maior risco de efeitos colaterais quando usados com Retin-A, e devem ser usados com cautela. Retin-A também pode causar a sua pele a ser mais sensível ao sol, por isso lembre-se de usar protetor solar com um SPF de pelo menos 30 se você for para fora. , , ] ]